Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
+9
o_profeta
indioarouca
Bruninho
Ricardo Oliveira
Rogério Amorim
Nordhoff
Admin
TÓ-ZÉ
Paulo Simões
13 participantes
Página 19 de 41
Página 19 de 41 • 1 ... 11 ... 18, 19, 20 ... 30 ... 41
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Boas..
Os suportes ajustáveis do banco do condutor.. Já decidi, sempre vou mante-los, se vinham no meu vw quando o comprei, irão permanecer.. Embora se saiba que não é exactamente um extra de época dos anos 60, mas sim mais tarde, dos anos 70.. Mas não deixa de ser um acessório raro e de utilidade..
ANTES
DEPOIS
Após terem sido zincados, ficaram impecáveis.. Agora resta pinta-los á côr dos bancos e lubrificar..
Os suportes ajustáveis do banco do condutor.. Já decidi, sempre vou mante-los, se vinham no meu vw quando o comprei, irão permanecer.. Embora se saiba que não é exactamente um extra de época dos anos 60, mas sim mais tarde, dos anos 70.. Mas não deixa de ser um acessório raro e de utilidade..
ANTES
DEPOIS
Após terem sido zincados, ficaram impecáveis.. Agora resta pinta-los á côr dos bancos e lubrificar..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Como tinha prometido, vou descrever a reparação das caixas de ar quente do meu motor original, que servirão para este motor secundário, depois quando o motor original estiver pronto, retiro as caixas do motor secundário para o motor original..
Aqui estão elas.. Em mau estado,claro... Irei substituir os tubos curvos do escape á saída das cabeças do motor, tenho de desempenar o que está empenado, e tem que ficar tudo bom e funcionável..
Depois de desmontadas.. Reparem como estavam os tubos curvos!..
Apesar do mau aspecto, as partes mais frágeis tais como as molas e as tampas móveis de abertura, estão relativamente em muito estado..
Aqui estão elas.. Em mau estado,claro... Irei substituir os tubos curvos do escape á saída das cabeças do motor, tenho de desempenar o que está empenado, e tem que ficar tudo bom e funcionável..
Depois de desmontadas.. Reparem como estavam os tubos curvos!..
Apesar do mau aspecto, as partes mais frágeis tais como as molas e as tampas móveis de abertura, estão relativamente em muito estado..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Depois de tudo zincado ficou assim.. Os tubos curvos á direita, são novos..
Até as peças mais pequenas ficaram impecáveis..
O próximo passo será de soldar os tubos curvos ás panelas..
Depois irei pintar as panelas, uma boa camada de primário e depois outra boa camada de tinta preta de alta temperatura (até 400 graus)..
Posteriormente farei a montagem de todo o conjunto, lubrificar muito bem todas as partes móveis e mecânicas igualmente com massa consistente de alta temperatura e testar tudo..
Mas á medida que for avançando vou actualizando aqui..
Até as peças mais pequenas ficaram impecáveis..
O próximo passo será de soldar os tubos curvos ás panelas..
Depois irei pintar as panelas, uma boa camada de primário e depois outra boa camada de tinta preta de alta temperatura (até 400 graus)..
Posteriormente farei a montagem de todo o conjunto, lubrificar muito bem todas as partes móveis e mecânicas igualmente com massa consistente de alta temperatura e testar tudo..
Mas á medida que for avançando vou actualizando aqui..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Hoje andei entretido a colocar mais umas coisitas no meu motor provisório..
Começei por montar o ventilador juntamente com o Dínamo e o Regulador de tensão..
Depois com o ventilador no sítio, coloquei o obturador e tive de afinalo..
Tal como diz nos manuais, com o motor frio, o bordo superior do obturador tem de estar encostado ao bordo de cima da janela do ventilador, depois com o motor quente, o afastamento do bordo do obturador com o bordo do ventilador tem de ser de 20mm.. Assim fiz...
Simulei o termostato com ar quente, como se vê na foto, todo levantado....
Depois afinei o obturador para a tal medida de 20mm.. Nesta posição está aberto, ou seja, há mais entrada de ar para a turbina, que por sua vez introduz mais ar nos cilindros..
Depois deixei arrefecer o termostacto para ter a certeza de que o obturador encosta-se ao bordo do ventilador, e assim aconteceu..
Começei por montar o ventilador juntamente com o Dínamo e o Regulador de tensão..
Depois com o ventilador no sítio, coloquei o obturador e tive de afinalo..
Tal como diz nos manuais, com o motor frio, o bordo superior do obturador tem de estar encostado ao bordo de cima da janela do ventilador, depois com o motor quente, o afastamento do bordo do obturador com o bordo do ventilador tem de ser de 20mm.. Assim fiz...
Simulei o termostato com ar quente, como se vê na foto, todo levantado....
Depois afinei o obturador para a tal medida de 20mm.. Nesta posição está aberto, ou seja, há mais entrada de ar para a turbina, que por sua vez introduz mais ar nos cilindros..
Depois deixei arrefecer o termostacto para ter a certeza de que o obturador encosta-se ao bordo do ventilador, e assim aconteceu..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Cabos de velas que comprei, qualidade alemã.. Estou a comprar alguns acessórios com qualidade, pois na altura que tiver o motor original pronto, transfiro algumas peças deste motor para o motor original, sim porque estar a comprar materiais para dois motores fica caro!.. Assim só gasto dinheiro uma vez..
A tampa do distribuidor também foi alvo de uma limpeza das minhas, principalmente na zona de contacto da faísca no interior e no encaixe dos cabos no exterior da tampa..
O distribuidor também foi alvo de uma revisão.. (igual á que fiz no motor original)
A tampa do distribuidor também foi alvo de uma limpeza das minhas, principalmente na zona de contacto da faísca no interior e no encaixe dos cabos no exterior da tampa..
O distribuidor também foi alvo de uma revisão.. (igual á que fiz no motor original)
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Aqui já com a Bobine e respectivo suporte aplicados.. (já testei a bobina, funciona normal)
O Distribuidor também está no sítio..
Na aplicação deste, tive o cuidado de o colocar tal e qual como o retirei.. Mantive sempre a marcação da polia do motor ao centro, o "pé" de suporte e regulação do distribuidor não lhe mexi para não o desafinar, pelo menos tive este cuidado para não descontrolar o motor..
As juntas da Bomba de gasolina também já estão no sítio, será o próximo trabalho a aplicação desta..
O Distribuidor também está no sítio..
Na aplicação deste, tive o cuidado de o colocar tal e qual como o retirei.. Mantive sempre a marcação da polia do motor ao centro, o "pé" de suporte e regulação do distribuidor não lhe mexi para não o desafinar, pelo menos tive este cuidado para não descontrolar o motor..
As juntas da Bomba de gasolina também já estão no sítio, será o próximo trabalho a aplicação desta..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Depois instalei os cabos de velas e os respectivos suportes de borracha dos mesmos.. Ainda tive tempo de colar o Autocolante na bobina;)..
E pronto, por hoje é tudo..
Próximo passo será a aplicação da bomba de gasolina, depois carburador, segue-se o filtro, algumas chapas do motor e a polia do Dínamo.. Para o fim guardo então as panelas de ar quente da sofagem, visto que terei algum trabalho ainda para fazer..
Abraço e boa semana para todos..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
As próximas fotos dizem respeito aos acessórios interiores, tal como vinham no carro, depois de zincados e neste momento têm uma primeira de mão de Aparelho..
Alavanca de Velocidades..
Como estava..
Travão de mão..
Como estava..
Ambos os acessórios depois de Zincados..
Alavanca de Velocidades..
Como estava..
Travão de mão..
Como estava..
Ambos os acessórios depois de Zincados..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Depois de eu ter recolhido as peças na Zincagem, entreguei-as ao pintor da oficina..
Alavanca já com aparelho..
Travão de mão igualmente com aparelho..
Alavanca já com aparelho..
Travão de mão igualmente com aparelho..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Segue-se a manéte dos piscas..
Como estava..
( antes de a levar para a oficina, fiz-lhe um tratamento interno a nível de contactos eléctricos, tudo bem feito, tudo funcionável, destaco os contactos eléctricos de cobre e ainda com placa isolante de baclite)
Depois de aplicado o aparelho..
Tubo da coluna de direção..
Como estava.. (ainda se pode ver a cor original de cinza)
( Este tubo foi lavado a jacto de areia e metalizado, visto que se trata de um acessório suscétivel de apanhar ferrugem)
Depois de aplicado o aparelho..
Como estava..
( antes de a levar para a oficina, fiz-lhe um tratamento interno a nível de contactos eléctricos, tudo bem feito, tudo funcionável, destaco os contactos eléctricos de cobre e ainda com placa isolante de baclite)
Depois de aplicado o aparelho..
Tubo da coluna de direção..
Como estava.. (ainda se pode ver a cor original de cinza)
( Este tubo foi lavado a jacto de areia e metalizado, visto que se trata de um acessório suscétivel de apanhar ferrugem)
Depois de aplicado o aparelho..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Próximo - Volante..
Este, como quase a maioria dos volantes vw, partem ou apanham algumas rachadelas nas zonas mais frágeis.. O meu, por acaso, até nem estava muito estragado, mas requer sempre algum trabalho..
Como estava..
Aqui nota-se bem o desgaste e as rachadelas..
Este, como quase a maioria dos volantes vw, partem ou apanham algumas rachadelas nas zonas mais frágeis.. O meu, por acaso, até nem estava muito estragado, mas requer sempre algum trabalho..
Como estava..
Aqui nota-se bem o desgaste e as rachadelas..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Mas após ter falado com a malta de pintura da oficina, disseram-me para eu não me preocupar com o volante, pois eles tratavam disso
E cá está ele, já com os desgastes corrigidos e sem rachadelas..
Também já com aparelho aplicado..
Acho que melhor não posso pedir!..
E cá está ele, já com os desgastes corrigidos e sem rachadelas..
Também já com aparelho aplicado..
Acho que melhor não posso pedir!..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Todos estes acessórios irão ser pintados como original.. Há informações detalhadas a nível de pintura no meu certificado alemão, mas não trás todas as informações disponíveis, como é o caso dos acessórios interiores.. Então tive de recorrer ás tabelas que são fornecidas no site Thesamba.com..
Como podem ver na tabela abaixo, o meu vw neste caso tem como pintura exterior L390 GOLF BLUE.. Depois é só observar os restantes códigos relativos aos acessórios..
Abraço e espero ter contribuído com alguma informação útil..
Como podem ver na tabela abaixo, o meu vw neste caso tem como pintura exterior L390 GOLF BLUE.. Depois é só observar os restantes códigos relativos aos acessórios..
Abraço e espero ter contribuído com alguma informação útil..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Hoje foi dia de ir até á garagem ver de novidades do meu vw..
Foi positivo, pois já trouxe alguns acessórios interiores pintados..
A nível de carroçaria..
Aqui o Capot traseiro.. Foi todo lixado até o primário vermelho que tinha desaparecer.. Depois levou este primário mas com outras propriedades, de seguida será todo betumado e lixado novamente para acerto, por último é que se processa a pintura final..
As Portas é efectivamente a mesma coisa que o capot.. ( e todos os restantes acessórios)
Foi positivo, pois já trouxe alguns acessórios interiores pintados..
A nível de carroçaria..
Aqui o Capot traseiro.. Foi todo lixado até o primário vermelho que tinha desaparecer.. Depois levou este primário mas com outras propriedades, de seguida será todo betumado e lixado novamente para acerto, por último é que se processa a pintura final..
As Portas é efectivamente a mesma coisa que o capot.. ( e todos os restantes acessórios)
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Entretanto alguns acessórios que já estão pintados..
Bancos traseiros.. ( Côr original, tal como vem descriminado no certificado - L 466 - Silver Beje)
Bancos dianteiros, igualmente..
A tonalidade mais ao pormenor..
Bancos traseiros.. ( Côr original, tal como vem descriminado no certificado - L 466 - Silver Beje)
Bancos dianteiros, igualmente..
A tonalidade mais ao pormenor..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Os apoios reguladores do banco..
ANTES
DEPOIS (Zincagem)
DEPOIS (Pintados na mesma cor dos ferros dos bancos)
Nestes apoios, resta-me apenas e só colocar a maçaneta na ponta da alavanca para regulação e lubrificar o funcionamento interno...
ANTES
DEPOIS (Zincagem)
DEPOIS (Pintados na mesma cor dos ferros dos bancos)
Nestes apoios, resta-me apenas e só colocar a maçaneta na ponta da alavanca para regulação e lubrificar o funcionamento interno...
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Cá está a Maçaneta da alavanca dos reguladores dos bancos..
Eu quando comprei o carro, deparei com esta maçaneta no porta-luvas, fiquei surpreso, pois nunca tinha visto nenhuma maçaneta destas, tão comprida e com um encaixe esquesito!
Mas como é da mesma côr dos botões do tablier e como também é do mesmo material destes, fiquei desconfiado que pudesse pertencer a algum acessório vw.. ( mas guardei-a, e ainda bem)
Á bem pouco tempo, é que descobri que a maçaneta era dos reguladores dos bancos
Podemos ver na foto que, tem precisamente a ranhura certa para encaixar na alavanca de um dos braços dos reguladores.. depois quando tiver tudo aplicado mostro..
Eu quando comprei o carro, deparei com esta maçaneta no porta-luvas, fiquei surpreso, pois nunca tinha visto nenhuma maçaneta destas, tão comprida e com um encaixe esquesito!
Mas como é da mesma côr dos botões do tablier e como também é do mesmo material destes, fiquei desconfiado que pudesse pertencer a algum acessório vw.. ( mas guardei-a, e ainda bem)
Á bem pouco tempo, é que descobri que a maçaneta era dos reguladores dos bancos
Podemos ver na foto que, tem precisamente a ranhura certa para encaixar na alavanca de um dos braços dos reguladores.. depois quando tiver tudo aplicado mostro..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Mais acessórios pintados e prontos a aplicar..
Todos estes foram também pintados mediante a côr que vem descriminada no certificado.. L 467 - Basalt Grey (cinza Basalto)
Manete dos Picas.. Excelente o acabamento..
Travão de mão..
Alavanca de velocidades..
Coluna de direcção..
Todos estes foram também pintados mediante a côr que vem descriminada no certificado.. L 467 - Basalt Grey (cinza Basalto)
Manete dos Picas.. Excelente o acabamento..
Travão de mão..
Alavanca de velocidades..
Coluna de direcção..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
O Volante ficou simplesmente impecável.. Muito bom..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
O Antes e depois.. Vale a pena recordar....
ANTES
DEPOIS
ANTES
DEPOIS
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
O Antes e depois.. Vale a pena recordar....
ANTES
DEPOIS
ANTES
DEPOIS
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Guarda-Lamas já com produto anti-corrosão e com primário..
O mesmo foi feito no capot da frente.. Podemos ver o trabalho que ainda há a fazer, nomeadamente a nível de betumes para acertar..
Aqui uma das portas já prontas, ou seja, com produto anti-corrosão, primário e acertada com betume.. Depois disto levará uma primeira de mão de tinta..
O mesmo foi feito no capot da frente.. Podemos ver o trabalho que ainda há a fazer, nomeadamente a nível de betumes para acertar..
Aqui uma das portas já prontas, ou seja, com produto anti-corrosão, primário e acertada com betume.. Depois disto levará uma primeira de mão de tinta..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
O primeiro trabalho a ser feito é retirar todo este primário vermelho, mas é retirado com lixas.. Ou á mão, ou através de maquinaria.. A chapa fica impecávelmente lisinha...
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Um pormenor para quem gosta de trabalhos manuais..
Aqui as calhas feitas pelo meu bate chapas.. Acho que nada a dizer;)..
Aqui as calhas feitas pelo meu bate chapas.. Acho que nada a dizer;)..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Página 19 de 41 • 1 ... 11 ... 18, 19, 20 ... 30 ... 41
Tópicos semelhantes
» vw carocha 1962
» Vendo VW Carocha 1200 Limousine Luxo 1960
» Vendo VW Carocha Limousine Luxo 1960
» VW 1200 1958"
» Restauro do VW 1200 de 1954
» Vendo VW Carocha 1200 Limousine Luxo 1960
» Vendo VW Carocha Limousine Luxo 1960
» VW 1200 1958"
» Restauro do VW 1200 de 1954
Página 19 de 41
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qua 24 Nov 2021, 15:55 por MACHADO73
» Apresenta Diogo Augusto VW1200
Qui 06 Jun 2019, 10:51 por Diogo
» XIV Convivio de Natal de Amigos dos VW Clássicos - 8 Dezembro'18 - Paredes
Seg 26 Nov 2018, 19:24 por Associação MomentosVW
» Rally Paper Descobrir a Maia - 4ª Edição - 3 nov. 2018
Seg 15 Out 2018, 18:27 por Associação MomentosVW
» "Momento Mensal" | Último domingo de cada mês | Parque de Avioso * Maia
Sáb 29 Set 2018, 17:50 por Associação MomentosVW
» VOLKSCAMPING 2018 - 29 junho a 01 julho - Barragem de Queimadela - FAFE
Ter 17 Jul 2018, 09:59 por Nordhoff
» Visita Museu do Caramulo - Volkswagen - 80 Anos ao Serviço do Povo - Maio 2018
Qua 23 maio 2018, 11:25 por Associação MomentosVW
» 26ª Edição AUTOMOBILIA AVEIRO 2018 - 18-19-20 maio
Qua 23 maio 2018, 11:01 por Nordhoff
» Viagem ESTRADA NACIONAL 2 - CHAVES a FARO - 738,5 km - 21 a 25 abril 2018
Qui 03 maio 2018, 11:24 por Nordhoff