Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
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Paulo Simões
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Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Próxima etapa, retirar todos os pernos.. Estes vou mandar zincar..
Depois lá mais para a frente, vou então ao mecânico..
Todo o bloco e as cabeças irão ser lavadas a jacto.. Ainda não sei o tratamento.. Ficará certamente ao encargo do mecânico..
Pelo menos, quando fôr á oficina dele, levo o motor todo lavadinho.. Parece que não, mas sempre damos uma outra imagem no trabalho.. Pelo menos eu penso assim..
Mas sempre que fizer alguma coisa vou actualizando aqui com a malta..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
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Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Entretanto já retirei todos os pernos do bloco..
Vocês acham que eu iria manter os prenos nesta sujidade toda?!
Outra peças também já lavadas..
Vocês acham que eu iria manter os prenos nesta sujidade toda?!
Outra peças também já lavadas..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
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Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Este 59 refere-se supostamente ao ano, digo eu.. Aliás, como o meu carro é um modelo de transição, encontro algumas peças datadas com 59, pois na fábrica quando montaram o meu vw, é provável que haveriam ainda muitas peças feitas em 59.. Apesar do carro ter saído em 60..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
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Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Em relação aos tubos de admissão.. Com muito muito muito esforço, consegui desentupir o tubo mais fino, onde passa o ar, que supostamente irá fazer um pré aquecimento ao combustível que passa no tubo mais grosso..
Como nós sabemos, existem milhares de carochas a funcionar com este tubo(fino) completamente entupido, isto acontece quando os carros estão muito tempo parados, mas o motor trabalha na mesma, simplesmente se o combustível não levar este pré aquecimento, o motor pode nao ter o mesmo rendimento.. acho que me fiz entender...
O meu tubo mais fino, estava então COMPLETAMENTE "maçisso", ou seja, tinha só um pequeno buraquito na entrada do tubo e pouco mais, apartir das curvas do mesmo até ao outro lado estava cheio de carvão, ferrugem..etc etc.. o que possam imaginar.. Foi muito doluroso, cansativo, escovas de aço, berbequins, enfim... nem me quero lembrar disso.. O que importa é que consegui que o tubo ficasse desentupido, limpo e funcionável, de forma a colocar ar de um lado do tubo e que saia o mesmo ar do outro lado..
O tubo mais grosso, onde passará a gasolina, esse sempre esteve limpo, simplesmente lavei-o e nada mais..
Um breve resumo..
Quando o desmontei do motor..
Depois de Zincado..
Aqui já praticamente pronto.. e limpo.. Apliquei uma tinta de alta temperatura ( até 400º ).. Nada mais..
Agora é assim; A parte central em alumínio fica exactamente como está (original), os tubos serão pintados com um cinza, após recolher algumas informações (agradeçendo aqui á malta do forum), o cinza que vou utilizar será o mesmo cinza da alavanca das velocidades, coluna de direcção,travão de mão..etc.. Será o código L467 Basalt Grey.. Penso que será o mais original que consegui..
Como nós sabemos, existem milhares de carochas a funcionar com este tubo(fino) completamente entupido, isto acontece quando os carros estão muito tempo parados, mas o motor trabalha na mesma, simplesmente se o combustível não levar este pré aquecimento, o motor pode nao ter o mesmo rendimento.. acho que me fiz entender...
O meu tubo mais fino, estava então COMPLETAMENTE "maçisso", ou seja, tinha só um pequeno buraquito na entrada do tubo e pouco mais, apartir das curvas do mesmo até ao outro lado estava cheio de carvão, ferrugem..etc etc.. o que possam imaginar.. Foi muito doluroso, cansativo, escovas de aço, berbequins, enfim... nem me quero lembrar disso.. O que importa é que consegui que o tubo ficasse desentupido, limpo e funcionável, de forma a colocar ar de um lado do tubo e que saia o mesmo ar do outro lado..
O tubo mais grosso, onde passará a gasolina, esse sempre esteve limpo, simplesmente lavei-o e nada mais..
Um breve resumo..
Quando o desmontei do motor..
Depois de Zincado..
Aqui já praticamente pronto.. e limpo.. Apliquei uma tinta de alta temperatura ( até 400º ).. Nada mais..
Agora é assim; A parte central em alumínio fica exactamente como está (original), os tubos serão pintados com um cinza, após recolher algumas informações (agradeçendo aqui á malta do forum), o cinza que vou utilizar será o mesmo cinza da alavanca das velocidades, coluna de direcção,travão de mão..etc.. Será o código L467 Basalt Grey.. Penso que será o mais original que consegui..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
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Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Entretanto na oficina para actualização na carroçaria..
Aqui a parte central traseira em mau estado..
ANTES..
DEPOIS..
Parte central, encontrava-se com corrusão e perfurada.. O bate-chapas fez-lhe o devido remendo..
Aqui um pormenor importante.. Para quem estiver a restaurar, cuidado com estas calhas..
Eu na minha "ignorância" perguntei ao bate-chapas por que razão retirar a calha da borracha do capot, visto que a própria calha até estava razoável!.. Então ele respondeu-me, sr. Paulo repare, com a calha no sítio tudo parece mais ou menos em bom estado, agora repare quando eu retirei um pouco da calha, veja só como está a chapa!.. O próprio jacto de areia não retira esta oxidação por baixo da calha..
Eu só me limitei a dizer: "OK MESTRE, FAÇA O QUE TEM A FAZER" ( um pouco envergonhado!)
( são estes pequenos pormenores que por vezes fazem a diferença)
Aqui a parte central traseira em mau estado..
ANTES..
DEPOIS..
Parte central, encontrava-se com corrusão e perfurada.. O bate-chapas fez-lhe o devido remendo..
Aqui um pormenor importante.. Para quem estiver a restaurar, cuidado com estas calhas..
Eu na minha "ignorância" perguntei ao bate-chapas por que razão retirar a calha da borracha do capot, visto que a própria calha até estava razoável!.. Então ele respondeu-me, sr. Paulo repare, com a calha no sítio tudo parece mais ou menos em bom estado, agora repare quando eu retirei um pouco da calha, veja só como está a chapa!.. O próprio jacto de areia não retira esta oxidação por baixo da calha..
Eu só me limitei a dizer: "OK MESTRE, FAÇA O QUE TEM A FAZER" ( um pouco envergonhado!)
( são estes pequenos pormenores que por vezes fazem a diferença)
Paulo Simões- Mensagens : 1040
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Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
A trabalhosa frente..
ANTES..
DEPOIS..
ANTES..
DEPOIS..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
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Paulo Simões- Mensagens : 1040
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Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
A modificação que foi feita na frente.. Para quem não sabe, as frentes que estão á venda no mercado, não são exactamente iguais ás originais, então resolvi modificar..
Aqui podemos observar o apoio do para-choques, reparem no formato da parte lateral e principalmente no próprio apoio do para-choques..
(nada tem a ver com o original)
Depois de ter sido feita a alteração.. Agora sim, quase perfeito e original, tanto na parte lateral bem como no apoio do para-choques..
E pronto são estas as novidades.. Aceito comentários..
( Hoje também fui mandar zincar algumas peças, inclusivé do motor, mas depois, como sempre, vou actualizando)
Aqui podemos observar o apoio do para-choques, reparem no formato da parte lateral e principalmente no próprio apoio do para-choques..
(nada tem a ver com o original)
Depois de ter sido feita a alteração.. Agora sim, quase perfeito e original, tanto na parte lateral bem como no apoio do para-choques..
E pronto são estas as novidades.. Aceito comentários..
( Hoje também fui mandar zincar algumas peças, inclusivé do motor, mas depois, como sempre, vou actualizando)
Paulo Simões- Mensagens : 1040
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Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Em relação ao porta-luvas, decidi manter mais ou menos a tonalidade de cartão, interior e exteriormente. mas optei por dar-lhe um acabamento mais a nível de protecção.. Pois este cartão com 50 anos estava um pouco recequido..
Então por fora decidi aplicar uma camada de verniz..
Por dentro dei um castanho parecido com o cartão..
Foi o que consegui fazer..
Não só fica melhor do que estava, como também o verniz serve de isolamento..
(como se vê na foto, do lado direito da caixa, está um pouco recequido, mas agora com a tinta e verniz consigo que fique protegido e nos próximos anos não se estraga.. Fujo um pouco ao original, mas neste caso prefiro assim)
Então por fora decidi aplicar uma camada de verniz..
Por dentro dei um castanho parecido com o cartão..
Foi o que consegui fazer..
Não só fica melhor do que estava, como também o verniz serve de isolamento..
(como se vê na foto, do lado direito da caixa, está um pouco recequido, mas agora com a tinta e verniz consigo que fique protegido e nos próximos anos não se estraga.. Fujo um pouco ao original, mas neste caso prefiro assim)
Paulo Simões- Mensagens : 1040
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Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Aqui o Volante do meu Motor..
ANTES..
DEPOIS..
ANTES..
DEPOIS..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
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Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Aqui o pormenor que já tinha apresentado, a tal ferrugem que ganha por baixo das calhas!..
Suporte Original da Buzina aproveitado,já no sítio dele..
Tubos de Ar Quente já aplicados..
Suporte Original da Buzina aproveitado,já no sítio dele..
Tubos de Ar Quente já aplicados..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
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Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Retificações nos guarda-lamas traseiros..
O suporte original do macaco, aproveitado da frente original..
O suporte original do macaco, aproveitado da frente original..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
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Paulo Simões- Mensagens : 1040
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Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Entretanto veio uma encomenda de material.. (obrigado Hugo Peças)
Forra atrás do motor.. (Alemão)
Forra atrás do motor.. (Alemão)
Paulo Simões- Mensagens : 1040
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Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Quando me pus a registar todas as borrachas que teria de encomendar para o vw, ui ui.. Um carro tão pequeno, mas com tanta borracha!...
Agora haja tempo para começar a colocar isto tudo!.. Mas a carroçaria ainda tem de ficar pronta primeiro..
Agora haja tempo para começar a colocar isto tudo!.. Mas a carroçaria ainda tem de ficar pronta primeiro..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
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Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Ontem arranjei um tempito e fui até á oficina..
Assim que cheguei, deparei-me com o meu vw já num carrinho, pronto para ir ao jacto de areia.. Falei com o bate-chapas, resta ainda tapar os furos, mas ele vai optar por tapar os furos depois do jacto, pois é possível que apareçam mais alguns furos (com a pressão do jacto) para tapar!:rolleyes:
A lavagem vai ser feita somente nas partes mais dificeis e mais resistentes.. Tecto e laterais das portas e atrás não leva jacto, simplesmente será lixado..
Aqui está ele..
Assim que cheguei, deparei-me com o meu vw já num carrinho, pronto para ir ao jacto de areia.. Falei com o bate-chapas, resta ainda tapar os furos, mas ele vai optar por tapar os furos depois do jacto, pois é possível que apareçam mais alguns furos (com a pressão do jacto) para tapar!:rolleyes:
A lavagem vai ser feita somente nas partes mais dificeis e mais resistentes.. Tecto e laterais das portas e atrás não leva jacto, simplesmente será lixado..
Aqui está ele..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
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Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Entretanto, como a oficina onde me fazem a zincagem das peças fica perto da empresa onde está o carro, ainda tive tempo de ir buscar mais algum material que mandei zincar.. Ficaram excelentes..
Acessórios do motor..
Nota-se a excelente qualidade do serviço, tanto no exterior como no interior..
Suportes do para-choques.. (usados, mas originais! Tenho de os acertar)
Acessórios do motor..
Nota-se a excelente qualidade do serviço, tanto no exterior como no interior..
Suportes do para-choques.. (usados, mas originais! Tenho de os acertar)
Paulo Simões- Mensagens : 1040
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Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Suporte do Rádio.. Penso que muitos rádios não têm este suporte.. Penso também que este suporte seja difícil de encontar.. Decidi zincar para um possível rádio no meu vw, e não me arrependi..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
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Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Na altura que andei á procura de um filtro para o meu motor, consegui arranjar dois.. Mas com tanto azar, não consegui arranjar o filtro adequado ao modelo do meu motor.. Pois estes dois que arranjei têm algumas diferenças em relação ao filtro correcto para o meu motor. Mas ainda vou tentar encontrar o filtro real, ainda assim, estes dois mandei zincar..
( se depois não precisar deles posso vender, bem como outros acessórios que tenho, mas depois mais á frente colocarei aqui o material que tenho a mais, pode naturalmente ser preciso a alguém)
Ficaram muito bons..
( os filtros serão pintados exteriormente, no interior será mantido o aspecto de zincado)
( se depois não precisar deles posso vender, bem como outros acessórios que tenho, mas depois mais á frente colocarei aqui o material que tenho a mais, pode naturalmente ser preciso a alguém)
Ficaram muito bons..
( os filtros serão pintados exteriormente, no interior será mantido o aspecto de zincado)
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
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Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Que dizem dos pernos do meu motor original?
( A fazer-se faz-se bem )
Antes..
DEPOIS..
( A fazer-se faz-se bem )
Antes..
DEPOIS..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
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Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Reparação total que fiz na rara tampa da bateria..
Assim que a comprei..
Como não gosto de "pintar por cima", levo sempre tudo o que posso ao jacto de grenalha..
Assim que a comprei..
Como não gosto de "pintar por cima", levo sempre tudo o que posso ao jacto de grenalha..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
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Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Depois, 2 de mão de primário..
A placa em madeira também teve direito a um tratamento..
Lixadinha e apliquei verniz, daquele dos móveis.. Ficou bom..
A placa em madeira também teve direito a um tratamento..
Lixadinha e apliquei verniz, daquele dos móveis.. Ficou bom..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
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Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Por fim, aplicação de preto chassi..
O conjunto montado..
Agora venha a bateria!
O conjunto montado..
Agora venha a bateria!
Paulo Simões- Mensagens : 1040
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Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Suportes dos para-choques..
Penso que de origem eram pintados de preto, não tenho bem a certeza, mas como os suportes grandes são pintados de preto, decidi pintar estes pequenos também de preto..
Com primário..
Tinta preta de chassi..
Penso que de origem eram pintados de preto, não tenho bem a certeza, mas como os suportes grandes são pintados de preto, decidi pintar estes pequenos também de preto..
Com primário..
Tinta preta de chassi..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
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Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Depois dediquei-me ao acabamento dos botões internos.. Já os tinha lavado a algum tempo, restava apenas de lhe dar um pouco de verniz, pois decidi deixar este aspecto original, ainda estive para os pintar de marfim, mas penso que nunca iria chegar á côr original. Assim lavei-os e apliquei uma fina camada de verniz acrílico.. Penso que ficou bom..
(nota: estes botões estavam num estado muito mau!
(nota: estes botões estavam num estado muito mau!
Paulo Simões- Mensagens : 1040
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