Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
+9
o_profeta
indioarouca
Bruninho
Ricardo Oliveira
Rogério Amorim
Nordhoff
Admin
TÓ-ZÉ
Paulo Simões
13 participantes
Página 9 de 41
Página 9 de 41 • 1 ... 6 ... 8, 9, 10 ... 25 ... 41
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Entretanto começei a introduzir o óleo..
Primeiro fiz uma pré lavagem com um litro de óleo um pouco usado sem estar muito sujo, isto para retirar algumas impurezas ou sujidades que possam ter ficado dentro da caixa a quando da montagem, só depois coloquei os tais 2,5L de Válvulina própria para as caixas..
Dá um pouco de trabalho tudo isto.. ainda por cima sozinho, mas no fim dá-me gosto ver..
Agora já começa a parecer um veículo..
Primeiro fiz uma pré lavagem com um litro de óleo um pouco usado sem estar muito sujo, isto para retirar algumas impurezas ou sujidades que possam ter ficado dentro da caixa a quando da montagem, só depois coloquei os tais 2,5L de Válvulina própria para as caixas..
Dá um pouco de trabalho tudo isto.. ainda por cima sozinho, mas no fim dá-me gosto ver..
Agora já começa a parecer um veículo..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Um pequeno teste..
Fiz um pequeno teste á caixa, mais precisamente á alavanca das velocidades e a introdução das mesmas..
Para isso apliquei o suporte e a alavanca..
Depois introduzi as 4 velocidades mais a marcha a trás, amigos, tudo funciona impecável, todas entram sem esforço ou folgas..
Resta agora saber com o carro em movimento.. Mas pelo menos até aqui tudo optimo..
Fiz um pequeno teste á caixa, mais precisamente á alavanca das velocidades e a introdução das mesmas..
Para isso apliquei o suporte e a alavanca..
Depois introduzi as 4 velocidades mais a marcha a trás, amigos, tudo funciona impecável, todas entram sem esforço ou folgas..
Resta agora saber com o carro em movimento.. Mas pelo menos até aqui tudo optimo..
Vamos então á montagem dos travões traseiros..
Material Original e recuperado..
Os 2 pares de calços, novos..
Aplicação do Bombito..
Material Original e recuperado..
Os 2 pares de calços, novos..
Aplicação do Bombito..
Aplicação dos Cabos de Travão de mão..
Entretanto andava a remexer nas sacas do material novo e encontrei as duas borrachitas Guarda-Pó dos cabos de sofagem.. Já me esquecia delas!..
Aqui já aplicadas..
Aqui já aplicadas..
É natural que, com a lavagem a jacto e metalização, algumas zonas tenham que ser lixadas para que os acessórios possam fazer a sua função..
É o caso dos afinadores.. "Também não tive com meias medidas", uma lixa fininha e fica impecável..
Aqui os afinadores já no sítio e em funcionamento..
Montagem de todo o conjunto..
Bom, comparando o que está, com o que estava, está um pouco diferente! eheh..
Bom, comparando o que está, com o que estava, está um pouco diferente! eheh..
Agora para relembrar..
A reparação da carroçaria está para breve ( penso eu, pois é caso para dizer: "nem a pagar as pessoas aceitam o meu projecto,enfim")
Praticamente todo o material que será necessário para a reparação da carroçaria.. Só me falta comprar mais uma coisita ou outra, o mais importante está adquirido..
Frente Completa..
Avental Traseiro..
Túneis de Sofagem Completos..
Pilares das Portas..
A reparação da carroçaria está para breve ( penso eu, pois é caso para dizer: "nem a pagar as pessoas aceitam o meu projecto,enfim")
Praticamente todo o material que será necessário para a reparação da carroçaria.. Só me falta comprar mais uma coisita ou outra, o mais importante está adquirido..
Frente Completa..
Avental Traseiro..
Túneis de Sofagem Completos..
Pilares das Portas..
Parafusos em inox das Dobradiças das Portas..
Suporte dos para-choques traseiros..
Cavas das Rodas da Frente..
Partes inferiores das zonas traseiras atrás das portas..
Suporte dos para-choques traseiros..
Cavas das Rodas da Frente..
Partes inferiores das zonas traseiras atrás das portas..
Eu não percebo muito da chapa.. Mas numa de confirmação, andei a ver se as peças novas coincidem..
(pena tenho eu de não perceber muito de chapa e pintura, senão fazia tudo! Mas pronto!..)
E por hoje já chega..
já sabem, deixem sujestões e opiniões..
Abraço..
(pena tenho eu de não perceber muito de chapa e pintura, senão fazia tudo! Mas pronto!..)
E por hoje já chega..
já sabem, deixem sujestões e opiniões..
Abraço..
Boas..
Cá vão mais umas actualizações..
Hoje coloquei as Polies de trás.. Tudo certinho.. Verifiquei com atenção o estreado da Polie, tudo optimo..
Depois apliquei os tubos que faltavam para finalizar o sistema de travagem..
Cá vão mais umas actualizações..
Hoje coloquei as Polies de trás.. Tudo certinho.. Verifiquei com atenção o estreado da Polie, tudo optimo..
Depois apliquei os tubos que faltavam para finalizar o sistema de travagem..
Ainda me faltava pintar a mola do cabo de embraiagem..
Para os que gostam do Antes e Depois.. (como eu!)
ANTES..
DEPOIS..
ANTES..
DEPOIS..
Motor de Arranque..
Não tenho fotos do motor de arranque tal como o comprei, pois não tinha máquina na altura..
Este motor de arranque não é o original do carro.. Pena tenho eu!..
Trata-se de um Bosch, 6 V, do ano de 64 ou 66..
Estava num estado horrível.. As imagens que se seguem já são após a lavagem e lixagem que lhe fiz..
Não tenho fotos do motor de arranque tal como o comprei, pois não tinha máquina na altura..
Este motor de arranque não é o original do carro.. Pena tenho eu!..
Trata-se de um Bosch, 6 V, do ano de 64 ou 66..
Estava num estado horrível.. As imagens que se seguem já são após a lavagem e lixagem que lhe fiz..
Aqui o Rotor, após intervenção minha ficou em muito bom estado..
Agora uma dica minha.. Para que haja um funcionamento perfeito, sem percas e durabilidade maior das escovas, deve ser sempre limpo e lixado com lixa muito fina, o sítio onde trabalham as escovas, deve ficar tal como eu fiz..
Agora uma dica minha.. Para que haja um funcionamento perfeito, sem percas e durabilidade maior das escovas, deve ser sempre limpo e lixado com lixa muito fina, o sítio onde trabalham as escovas, deve ficar tal como eu fiz..
O Estator.. Todo lixadinho.. Depois primário e tinta chassi preto.. ( depois mostro)
Lavado e muito bem seco.. As escovas estão rezoáveis.. Convem também passar uma lixa fina nas placas interiores.. Ajuda o electroímam a funcionar melhor..
Lavado e muito bem seco.. As escovas estão rezoáveis.. Convem também passar uma lixa fina nas placas interiores.. Ajuda o electroímam a funcionar melhor..
Aqui os acessórios.. Destaque para a placa de suporte das escovas.. Por falar em escovas, nunca, mas nunca passar qualquer tipo de lixa nestas, pois já têm o formato perfeito do rotor, ou seja, têm a curvatura perfeita..
(um aparte: o motor de arranque não tem qualquer rolamento interno.. Logo temos de dar muita importância ao casquilho amarelado que fica situado na caixa de velocidades, é este o responsável pelo funcionamento rectilíneo correcto de todo o veio interno do motor de arranque. Depois mostro o casquilho, nunca pode ter folga)
Tampa traseira..
Aqui a respectiva Bobine de Chamada.. actua e desactua consoante o trabalhar do motor de arranque..
Já a testei, funciona correctamente..
(um aparte: o motor de arranque não tem qualquer rolamento interno.. Logo temos de dar muita importância ao casquilho amarelado que fica situado na caixa de velocidades, é este o responsável pelo funcionamento rectilíneo correcto de todo o veio interno do motor de arranque. Depois mostro o casquilho, nunca pode ter folga)
Tampa traseira..
Aqui a respectiva Bobine de Chamada.. actua e desactua consoante o trabalhar do motor de arranque..
Já a testei, funciona correctamente..
Para terminar deixo mais umas do Antes e depois..
ANTES
DEPOIS
ANTES
DEPOIS
Motor de Arranque pronto a aplicar..
Como já tinha referido, o motor de arranque foi todo lixadinho até total remoção da ferrugem. Depois desengordurei e apliquei primário, no fim dei-lhe uma de mão de tinta chassi preto. Não sei muito bem como vinham de origem, mas decidi pinta-lo, pelo menos fica protegido e livre de ferrugem..
Como já tinha referido, o motor de arranque foi todo lixadinho até total remoção da ferrugem. Depois desengordurei e apliquei primário, no fim dei-lhe uma de mão de tinta chassi preto. Não sei muito bem como vinham de origem, mas decidi pinta-lo, pelo menos fica protegido e livre de ferrugem..
Próxima fase lubrificação do eixo dianteiro..
Com uma pistola de bico, começei pela lubrificação das Mangas de eixo.. Neste trabalho devemos "abusar" um pouco da massa consistente, isto porque a lubrificação é muito importante.. Neste caso devemos deixar a massa sair um pouco para fora, pois temos quase a certeza de que interiormente a massa está toda espalhada..
Com uma pistola de bico, começei pela lubrificação das Mangas de eixo.. Neste trabalho devemos "abusar" um pouco da massa consistente, isto porque a lubrificação é muito importante.. Neste caso devemos deixar a massa sair um pouco para fora, pois temos quase a certeza de que interiormente a massa está toda espalhada..
Entretanto limpando o tubo da gasolina..
Muito importante saber se o tubo que transporta o combustível do depósito para o carburador está em perfeito estado e principalmente sem fugas..
Como este tubo já não leva gasolina á mais de 10 ou mais anos, resolvi lava-lo com petróleo simples..
Por opção começei por deitar de trás para a frente, no fim de quase esvaziar este frasco, começou a sair na frente, do outro lado do tubo. Para admiração minha, o petróleo saíu perfeitamente limpo e sem impurezas..
Agora no fim de vazar o petróleo irei manter sempre o tubo com gasolina normal..
Além do petróleo ter saído limpinho, verifiquei sem havia alguma fuga interna, para isso basta detectar se algum cheiro irá aparecer..
Muito importante saber se o tubo que transporta o combustível do depósito para o carburador está em perfeito estado e principalmente sem fugas..
Como este tubo já não leva gasolina á mais de 10 ou mais anos, resolvi lava-lo com petróleo simples..
Por opção começei por deitar de trás para a frente, no fim de quase esvaziar este frasco, começou a sair na frente, do outro lado do tubo. Para admiração minha, o petróleo saíu perfeitamente limpo e sem impurezas..
Agora no fim de vazar o petróleo irei manter sempre o tubo com gasolina normal..
Além do petróleo ter saído limpinho, verifiquei sem havia alguma fuga interna, para isso basta detectar se algum cheiro irá aparecer..
Aplicação do Motor de Arranque..
Já com a Bobina também..
Já com a Bobina também..
Vista da parte de dentro..
O tal casquilho interno de relativa importância.. Este por acaso não tinha praticamente folga nenhuma..
O tal casquilho interno de relativa importância.. Este por acaso não tinha praticamente folga nenhuma..
Agora amigos, não se assustem com a próxima imagem..
Pois bem, trata-se do meu motor.. Original e muito mal tratado.. Outra coisa não seria de esperar..
Mas tenho ainda mais vontade de lhe pegar, ao vê-lo neste aspecto..
Depois de uma supradela e de um pouco anti-ferrugem..
Pois bem, trata-se do meu motor.. Original e muito mal tratado.. Outra coisa não seria de esperar..
Mas tenho ainda mais vontade de lhe pegar, ao vê-lo neste aspecto..
Depois de uma supradela e de um pouco anti-ferrugem..
Aqui a chave original do meu vw.. Foi limpa e escovada..
Como para a semana a carroçaria vai para o chapeiro, tive de retirar a chapa de identificação da carroçaria..
Aqui toda suja..
Depois de uma horita de volta dela, consegui coloca-la assim.. Linda..
Além disso obtive mais uma certeza de originalidade.. Podemos ver no canto superior direito da placa, um número gravado.. Este número corresponde exactamente ao número que está gravado no túnel central do meu chassi, e também provado pelo certificado..
Portanto: Chassi - Carroçaria - Motor, tudo original e saído de fábrica a 24 de Agosto de 1960.. Melhor não podia pedir..
Como para a semana a carroçaria vai para o chapeiro, tive de retirar a chapa de identificação da carroçaria..
Aqui toda suja..
Depois de uma horita de volta dela, consegui coloca-la assim.. Linda..
Além disso obtive mais uma certeza de originalidade.. Podemos ver no canto superior direito da placa, um número gravado.. Este número corresponde exactamente ao número que está gravado no túnel central do meu chassi, e também provado pelo certificado..
Portanto: Chassi - Carroçaria - Motor, tudo original e saído de fábrica a 24 de Agosto de 1960.. Melhor não podia pedir..
Página 9 de 41 • 1 ... 6 ... 8, 9, 10 ... 25 ... 41