Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
+9
o_profeta
indioarouca
Bruninho
Ricardo Oliveira
Rogério Amorim
Nordhoff
Admin
TÓ-ZÉ
Paulo Simões
13 participantes
Página 8 de 41
Página 8 de 41 • 1 ... 5 ... 7, 8, 9 ... 24 ... 41
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
As tampas também já lavadas e escovadas..
No interior da tampa, na caixa do rolamento, tive o cuidado de passar uma lixa muito fina, para que depois o rolamento novo pudesse entrar sem esforço e nem á pressão.. Esta operação requer alguma atenção, tive o máximo de cuidado para não desgastar, pois o rolamento nunca pode ficar com folga na caixa..
Como consegui arranjar papel próprio para juntas, fi-las eu.. Á mão, marcar bem, tesoura na mão e siga!..
No interior da tampa, na caixa do rolamento, tive o cuidado de passar uma lixa muito fina, para que depois o rolamento novo pudesse entrar sem esforço e nem á pressão.. Esta operação requer alguma atenção, tive o máximo de cuidado para não desgastar, pois o rolamento nunca pode ficar com folga na caixa..
Como consegui arranjar papel próprio para juntas, fi-las eu.. Á mão, marcar bem, tesoura na mão e siga!..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Depois de uma boa lavagem, o diferencial interior ficou excelente..
Podemos ver que de facto todos os dentes estão muito bem tratados..
Sem folgas nem desgastes aparentes..
Aqui já com o Rolamento no sítio..
Podemos ver que de facto todos os dentes estão muito bem tratados..
Sem folgas nem desgastes aparentes..
Aqui já com o Rolamento no sítio..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
O outro Rolamento..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Boa noite..
Continuação dos trabalhos na caixa..
Aqui mais um plano do diferencial..
Com um pouco de calma e agilidade coloca-se o conjunto dentro da caixa..
Praticamente pronto, já com a junta, resta somente fechar..
Continuação dos trabalhos na caixa..
Aqui mais um plano do diferencial..
Com um pouco de calma e agilidade coloca-se o conjunto dentro da caixa..
Praticamente pronto, já com a junta, resta somente fechar..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Como podem ver na imagem, está escrito 8,8,60.. ( dá para ver que foi gravado á mão com um riscador de metal)
Estou certo que esta caixa veio com o meu carro de fábrica, como o carro foi feito no dia 23-08-1960, e como eles antes de montarem os carros tinham que ter sempre peças feitas anteriormente, tudo indica que não há dúvidas..
Deve ser quase certo que esta referência estará em todas as caixas, penso eu.. Se por acaso alguém já passou pelo mesmo que se prenuncie.. Mas parece que para muitos isto é novidade..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Depois de colocada a tampa..
E pronto, está concluida esta fase, que teve como principal referência a substituição dos dois Rolamentos laterais e respectivas juntas.. E também uma análise de como estavam os carretos interiores do diferencial, das peças deslizantes, dos planetários e dos satélites..
Próxima fase; Garfo selector das velocidades..
Continua...
E pronto, está concluida esta fase, que teve como principal referência a substituição dos dois Rolamentos laterais e respectivas juntas.. E também uma análise de como estavam os carretos interiores do diferencial, das peças deslizantes, dos planetários e dos satélites..
Próxima fase; Garfo selector das velocidades..
Continua...
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Após abertura da tampa do "garfo" selector das velocidades..
As juntas velhas originais, serão substituidas..
Simplesmente será lavado..
Podemos verificar os manípulos selectores das 1ª, 2º, 3º, 4º Velocidades e da Marcha a trás..
Eu fiz questão de experimentar e selecionar á mão uma simulação de introduzir as mudanças, de facto com uma chave de fendas podemos faze-lo.. ´Simplesmente e sem esforço avançei e recuei os manípulos, as mudanças entraram sem dificuldade nenhuma, notando-se bem a diferença de forças no diferencial..
As juntas velhas originais, serão substituidas..
Simplesmente será lavado..
Podemos verificar os manípulos selectores das 1ª, 2º, 3º, 4º Velocidades e da Marcha a trás..
Eu fiz questão de experimentar e selecionar á mão uma simulação de introduzir as mudanças, de facto com uma chave de fendas podemos faze-lo.. ´Simplesmente e sem esforço avançei e recuei os manípulos, as mudanças entraram sem dificuldade nenhuma, notando-se bem a diferença de forças no diferencial..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Após ter pensado e repensado muito, cheguei a uma decisão.. Não vou abrir nem fazer qualquer tipo de intervenção na zona dos carretos das velocidades.. Tentei ao máximo obter toda a informação útil para não ter dúvidas na montagem e desmontagem na secção dos carretos.. Mas tenho receio e medo de não conseguir colocar todas as peças e acessórios tal como estão montados de fábrica.. Respeito a montagem original e assim ficará..
Contudo, através do orifício da introdução do óleo e despejo do mesmo, consegue-se com alguma facilidade verificar praticamente todos os carretos no interior, ao observar notei que não existem carretos com dentes gastos ou partidos.. Só não consegui ver os rolamentos, mas prefiro arriscar e ficar como está, do que desmanchar e não conseguir montar.. Até porque, nos manuais, fala numa mola que existe no interior, é difícil de tirar, bem como de a montar.. Além disso, antes de se abrir esta secção, pelo que li, deve-se ter uma mudança engrenada antes de abrir tudo..
Por estas razões e por outras, prefiro não mexer.. Confio no material vw.. Depois na altura, com o carro em andamento, logo se vê, se tiver de tirar a caixa por qualquer anómalia, tira-se..
Desculpem aqueles que queriam certamente ver esta parte, como eu também..
Contudo, através do orifício da introdução do óleo e despejo do mesmo, consegue-se com alguma facilidade verificar praticamente todos os carretos no interior, ao observar notei que não existem carretos com dentes gastos ou partidos.. Só não consegui ver os rolamentos, mas prefiro arriscar e ficar como está, do que desmanchar e não conseguir montar.. Até porque, nos manuais, fala numa mola que existe no interior, é difícil de tirar, bem como de a montar.. Além disso, antes de se abrir esta secção, pelo que li, deve-se ter uma mudança engrenada antes de abrir tudo..
Por estas razões e por outras, prefiro não mexer.. Confio no material vw.. Depois na altura, com o carro em andamento, logo se vê, se tiver de tirar a caixa por qualquer anómalia, tira-se..
Desculpem aqueles que queriam certamente ver esta parte, como eu também..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Aqui a tampa já lavada..
As juntas velhas, ainda assim foram precisas para retirar o molde para as novas..
Eu com as minhas habilidades de "corte e costura"..
As juntas velhas, ainda assim foram precisas para retirar o molde para as novas..
Eu com as minhas habilidades de "corte e costura"..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Entretanto algumas peças que lavei.. Todas originais..Claro..
Introdução do casquilho.. Tal como mostra a foto, o orifício no casquilho tem de ficar em direcção ao furo na caixa, pois serve de batente para roscar um parasuso..
Introdução do casquilho.. Tal como mostra a foto, o orifício no casquilho tem de ficar em direcção ao furo na caixa, pois serve de batente para roscar um parasuso..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Não esquecer da anilha, para depois encostar o casquilho interior da mola..
O conjunto já todo montado..
O conjunto já todo montado..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Uma breve explicação e desabafo...
Eu vou-me safando sozinho, conforme posso..
A informação que tenho é a "poderosa" internet e este livro..
O que não sei pergunto.. O que vejo que não faço peço para fazer.. Até ao momento só as lavagens a jacto de grenalha e metalizações é que pedi para fazer, de resto é tudo da minha autoria..
Tenho a certeza que mais á frente no restauro irei precisar de ajuda externa, no que toca a ajuda de braços, ajuda mecânica a nível de motor, forragens, alcatifamento e afinações mecânicas, chaparia na carroçaria e pinturas.. mas até lá vou-me safando SOZINHO..
Eu vou-me safando sozinho, conforme posso..
A informação que tenho é a "poderosa" internet e este livro..
O que não sei pergunto.. O que vejo que não faço peço para fazer.. Até ao momento só as lavagens a jacto de grenalha e metalizações é que pedi para fazer, de resto é tudo da minha autoria..
Tenho a certeza que mais á frente no restauro irei precisar de ajuda externa, no que toca a ajuda de braços, ajuda mecânica a nível de motor, forragens, alcatifamento e afinações mecânicas, chaparia na carroçaria e pinturas.. mas até lá vou-me safando SOZINHO..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Cá estão mais umas fotos da minha caixa quase pronta..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Gosto muito desta foto..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
A borracha de batente da caixa/chassi, é a original.. Está em bom estado, pintadinha com primário e tinta de chassi preto, parece nova..
Os Apoios da caixa, estes são novos..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
O Apoio já no sítio..
Borracha do veio da caixa com o chassi..
Já no sítio..
Borracha do veio da caixa com o chassi..
Já no sítio..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Apoios de Caixa já no sítio..
Borracha apoio da caixa, já no sítio..
Os Semi-Eixos, foram lavados e escovados..
Acessórios dos semi-eixos..
Continua..
Borracha apoio da caixa, já no sítio..
Os Semi-Eixos, foram lavados e escovados..
Acessórios dos semi-eixos..
Continua..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Desde o início do restauro que faço questão de respeitar todas as posições das peças, independentemente que possam sempre serem aplicadas em qualquer dos lados..
Ou seja, aqui os veios são exactamente iguais, mas de qualquer forma respeito a ordem inicial que estavam, o semi-eixo que estava montado na esquerda da caixa fica na esquerda, o da direita fica montado na direita..
Para eu ter uma referência onda possa identificar, usei uns números e letras que se encontram no veio..
Assim não nos enganamos.. O da imagem pertence ao lado esquerdo, por exemplo..
Aplicação dos semi-eixos..
Ou seja, aqui os veios são exactamente iguais, mas de qualquer forma respeito a ordem inicial que estavam, o semi-eixo que estava montado na esquerda da caixa fica na esquerda, o da direita fica montado na direita..
Para eu ter uma referência onda possa identificar, usei uns números e letras que se encontram no veio..
Assim não nos enganamos.. O da imagem pertence ao lado esquerdo, por exemplo..
Aplicação dos semi-eixos..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
As juntas já aplicadas..
Estas são as originais, lavei-as e sequei-as, estão muito boas..
Parte Plástica..
Apoio da caixa já montado..
Estas são as originais, lavei-as e sequei-as, estão muito boas..
Parte Plástica..
Apoio da caixa já montado..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
O Guia do Cabo de Embraiagem.. Original e em bom estado.. Lavei-o e lubrifiquei.. Ficou novo..
Já aplicado..
Borrachas...
Podem não acreditar, mas estas são as borrachas ( originais vw ) batentes da suspensão traseira, lavei-as muito bem, um producto para dar um pouco de côr original á borracha e ficaram assim..
Já aplicadas..
Já aplicado..
Borrachas...
Podem não acreditar, mas estas são as borrachas ( originais vw ) batentes da suspensão traseira, lavei-as muito bem, um producto para dar um pouco de côr original á borracha e ficaram assim..
Já aplicadas..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Os Foles da transmissão.. Estes são novos.. Dos velhos só aproveitei as Abraçadeiras, mandei zincar com mais material, vieram impecáveis.. Fiz isto porque as abraçadeiras são as originais vw, pois até o símbolo vw tem gravado na abraçadeira, nunca tinha visto!..
Quando apliquei a caixa, fiz questão de aplicar já o cardam, este é o original, em bom estado, pronto e lubrificado..
Começando por montar veios traseiros..
Aqui os Rolamentos dos veios traseiros e as respectivas borrachas de vedação do óleo.. Ambos são novos..
Aplicação do Casquilho interior do rolamento/veio..
Quando apliquei a caixa, fiz questão de aplicar já o cardam, este é o original, em bom estado, pronto e lubrificado..
Começando por montar veios traseiros..
Aqui os Rolamentos dos veios traseiros e as respectivas borrachas de vedação do óleo.. Ambos são novos..
Aplicação do Casquilho interior do rolamento/veio..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Aplicação do Rolamento..
O Rolamento do outro lado..
Aplicação do prato..
Colocação do anel vedante exterior do rolamento..
Um Aparte: Podemos ver nas fotos que os estreados dos veios estão impecáveis e sem desgastes..
O Rolamento do outro lado..
Aplicação do prato..
Colocação do anel vedante exterior do rolamento..
Um Aparte: Podemos ver nas fotos que os estreados dos veios estão impecáveis e sem desgastes..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Anilha exterior do rolamento..
Anel de borracha vedante..
A Tampa da caixa do rolamento, já com o retentor (original vw) no sítio..
Já apertado.. (parafusos e anilhas originais).. Tudo isto sem dificuldade nenhuma..
Anel de borracha vedante..
A Tampa da caixa do rolamento, já com o retentor (original vw) no sítio..
Já apertado.. (parafusos e anilhas originais).. Tudo isto sem dificuldade nenhuma..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Re: Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - Agosto 1960
Casquilho interior já montado..
Tudo no sítio.. está feito..
Aplicação do Fole..
O outro Fole..
( Na imagem podem ver as abraçadeiras originais vw, não dá para ver o símbolo, mas tem! As abraçadeiras que vieram nos foles novos ficam guardadas)
Vocês devem estár a pensar, este gajo é mesmo louco!.. Tudo ao pormenor original!..
Tudo no sítio.. está feito..
Aplicação do Fole..
O outro Fole..
( Na imagem podem ver as abraçadeiras originais vw, não dá para ver o símbolo, mas tem! As abraçadeiras que vieram nos foles novos ficam guardadas)
Vocês devem estár a pensar, este gajo é mesmo louco!.. Tudo ao pormenor original!..
Paulo Simões- Mensagens : 1040
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 43
Localização : MEALHADA
Página 8 de 41 • 1 ... 5 ... 7, 8, 9 ... 24 ... 41
Tópicos semelhantes
» vw carocha 1962
» Vendo VW Carocha 1200 Limousine Luxo 1960
» Vendo VW Carocha Limousine Luxo 1960
» VW 1200 1958"
» Restauro do VW 1200 de 1954
» Vendo VW Carocha 1200 Limousine Luxo 1960
» Vendo VW Carocha Limousine Luxo 1960
» VW 1200 1958"
» Restauro do VW 1200 de 1954
Página 8 de 41
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qua 24 Nov 2021, 15:55 por MACHADO73
» Apresenta Diogo Augusto VW1200
Qui 06 Jun 2019, 10:51 por Diogo
» XIV Convivio de Natal de Amigos dos VW Clássicos - 8 Dezembro'18 - Paredes
Seg 26 Nov 2018, 19:24 por Associação MomentosVW
» Rally Paper Descobrir a Maia - 4ª Edição - 3 nov. 2018
Seg 15 Out 2018, 18:27 por Associação MomentosVW
» "Momento Mensal" | Último domingo de cada mês | Parque de Avioso * Maia
Sáb 29 Set 2018, 17:50 por Associação MomentosVW
» VOLKSCAMPING 2018 - 29 junho a 01 julho - Barragem de Queimadela - FAFE
Ter 17 Jul 2018, 09:59 por Nordhoff
» Visita Museu do Caramulo - Volkswagen - 80 Anos ao Serviço do Povo - Maio 2018
Qua 23 maio 2018, 11:25 por Associação MomentosVW
» 26ª Edição AUTOMOBILIA AVEIRO 2018 - 18-19-20 maio
Qua 23 maio 2018, 11:01 por Nordhoff
» Viagem ESTRADA NACIONAL 2 - CHAVES a FARO - 738,5 km - 21 a 25 abril 2018
Qui 03 maio 2018, 11:24 por Nordhoff