::: MomentosVW.com :::
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Restauro VW 1200 de 1958 SUNROOF.
Curiosidades do mundo VW EmptyQua 24 Nov 2021, 15:55 por MACHADO73

» Apresenta Diogo Augusto VW1200
Curiosidades do mundo VW EmptyQui 06 Jun 2019, 10:51 por Diogo

» XIV Convivio de Natal de Amigos dos VW Clássicos - 8 Dezembro'18 - Paredes
Curiosidades do mundo VW EmptySeg 26 Nov 2018, 19:24 por Associação MomentosVW

» Rally Paper Descobrir a Maia - 4ª Edição - 3 nov. 2018
Curiosidades do mundo VW EmptySeg 15 Out 2018, 18:27 por Associação MomentosVW

» "Momento Mensal" | Último domingo de cada mês | Parque de Avioso * Maia
Curiosidades do mundo VW EmptySáb 29 Set 2018, 17:50 por Associação MomentosVW

» VOLKSCAMPING 2018 - 29 junho a 01 julho - Barragem de Queimadela - FAFE
Curiosidades do mundo VW EmptyTer 17 Jul 2018, 09:59 por Nordhoff

» Visita Museu do Caramulo - Volkswagen - 80 Anos ao Serviço do Povo - Maio 2018
Curiosidades do mundo VW EmptyQua 23 maio 2018, 11:25 por Associação MomentosVW

» 26ª Edição AUTOMOBILIA AVEIRO 2018 - 18-19-20 maio
Curiosidades do mundo VW EmptyQua 23 maio 2018, 11:01 por Nordhoff

» Viagem ESTRADA NACIONAL 2 - CHAVES a FARO - 738,5 km - 21 a 25 abril 2018
Curiosidades do mundo VW EmptyQui 03 maio 2018, 11:24 por Nordhoff








Mudar Idioma do fórum para: ------------------ Change language to:

Curiosidades do mundo VW

+3
Rogério Amorim
Nordhoff
Ricardo Oliveira
7 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Curiosidades do mundo VW Empty Curiosidades do mundo VW

Mensagem  Ricardo Oliveira Qui 29 Set 2011, 14:24

lembrei-me de abrir este tópico que se pretende bem animado com respostas!

Para pontapé de saída pergunto-vos:

Estavamos no ano de 1957 e a VW propõe-se levar a cabo o que agora se apelida de restyling do "carocha" - o REI king . Quem é que, incumbido desse trabalho, conclui apenas com a necessidade de aumentar o vidro traseiro e deixar tudo o resto intocável, surgindo então a partir de Agosto de 1957 um vidro traseiro de maiores dimensões?

Siga com respostas, toca a estudar study !

Abraço;

Ricardo Oliveira

Ricardo Oliveira

Mensagens : 75
Data de inscrição : 08/08/2011
Idade : 50
Localização : Paços de Ferreira

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidades do mundo VW Empty Re: Curiosidades do mundo VW

Mensagem  Nordhoff Sex 30 Set 2011, 11:32

Excelente ideia, Ricardo!

Eu que gosto destas coisas, de nomes e datas, estou a roer-me todo porque não sei a resposta, mas vou descobrir.
Toda a gente sabe qual a data, qual a alteração, agora quem decidiu é que não tenho ideia, mas com certeza que a ultima palavra foi do director geral, o meu homónimo, Heinz Heinrich Nordhoff.
Nordhoff
Nordhoff

Mensagens : 1505
Data de inscrição : 20/07/2011
Idade : 45
Localização : Rio Tinto - Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidades do mundo VW Empty Re: Curiosidades do mundo VW

Mensagem  Ricardo Oliveira Sáb 01 Out 2011, 08:53

È claro que como estrutura empresarial, creio eu, e não deve haver razões para pensar o contrário, a ultima palavra coube efectivamente de quem falas.

Quanto ao resto... Very Happy

Grande abraço;

Ricardo Oliveira;

Ricardo Oliveira

Mensagens : 75
Data de inscrição : 08/08/2011
Idade : 50
Localização : Paços de Ferreira

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidades do mundo VW Empty Re: Curiosidades do mundo VW

Mensagem  Rogério Amorim Sáb 01 Out 2011, 19:27

Boa Noite, Ricardo

Procurei por tudo o que era internet, e não aparece o nome de quem fez tal proeza.

A meu ver isso são informações presentes em livros da especialidade vw carocha, mas não tenho nenhum para investigar. Neutral

Isto sim é uma pergunta com uma especificidade tal que só algumas pessoas prestam atenção a estes pormenores... Very Happy Very Happy que acho muito bem... marcam a diferença nos nossos conhecimentos.

Quem terá sido??? Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

Um abraço.

Rogério Amorim
Rogério Amorim
Rogério Amorim

Mensagens : 751
Data de inscrição : 18/07/2011
Idade : 32
Localização : Arganil - Coimbra

http://www.argoart.net

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidades do mundo VW Empty Re: Curiosidades do mundo VW

Mensagem  Nordhoff Seg 03 Out 2011, 10:06

Ainda não cheguei lá. Mas é só pensar um bocadinho... Como foi para aumentar o buraco (do vidro) deve ter sido o Alberto J. Jardim.

. lol!
Nordhoff
Nordhoff

Mensagens : 1505
Data de inscrição : 20/07/2011
Idade : 45
Localização : Rio Tinto - Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidades do mundo VW Empty Re: Curiosidades do mundo VW

Mensagem  Rogério Amorim Ter 04 Out 2011, 23:25

Após algumas investigações sem resultado... decidi recorrer a um amigo (que um dia destes se regista aqui no fórum) que tem uma série de literatura vw em casa e após alguma investigação conseguiu-se saber quem foi esse responsável.

ora foi... PININ FARINA. Foi este o Homem / autor / responsável do alargamento do óculo traseiro nos carochas em 57 para saír no modelo de 58.

cheers cheers cheers cheers cheers cheers

Mais uma vez obrigado ao Amigo Rolando. Wink

Ricardo, penso que a resposta está correcta, venha de lá o seu comentário.

Um abraço.

Rogério Amorim
Rogério Amorim
Rogério Amorim

Mensagens : 751
Data de inscrição : 18/07/2011
Idade : 32
Localização : Arganil - Coimbra

http://www.argoart.net

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidades do mundo VW Empty Re: Curiosidades do mundo VW

Mensagem  Paulo Ter 04 Out 2011, 23:31


Não fui a tempo... eu sabia que tinha essa informação, andei à procura nos catrapázios (lawrence Meredith, keith sume, etc) mas, quando cá cheguei, já o Rogério Amorim tinha respondido. Parabéns pela resposta e pela persistência Rogério. Reza a tradição nestas coisas que o ónus do próximo desafio seja seu.

Abraço

Paulo

Mensagens : 10
Data de inscrição : 04/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidades do mundo VW Empty Re: Curiosidades do mundo VW

Mensagem  Rogério Amorim Ter 04 Out 2011, 23:54

Paulo escreveu:
Não fui a tempo... eu sabia que tinha essa informação, andei à procura nos catrapázios (lawrence Meredith, keith sume, etc) mas, quando cá cheguei, já o Rogério Amorim tinha respondido. Parabéns pela resposta e pela persistência Rogério. Reza a tradição nestas coisas que o ónus do próximo desafio seja seu.

Abraço

Foi difícil mas conseguiu-se Very Happy Very Happy Very Happy obrigado Wink

Vai ser difícil fazer com que a próxima pergunta seja tão pertinente como esta, mas... vamos ver o qual vai ser Twisted Evil Twisted Evil

Um abraço, Paulo.

Rogério Amorim

Rogério Amorim
Rogério Amorim

Mensagens : 751
Data de inscrição : 18/07/2011
Idade : 32
Localização : Arganil - Coimbra

http://www.argoart.net

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidades do mundo VW Empty Re: Curiosidades do mundo VW

Mensagem  Ricardo Oliveira Qua 05 Out 2011, 21:15

Exactamente! Giovanni Battista Pininfarina.

Curiosamente, não é nos livros dos autores mencionados de que também disponho, que essa informação está. Encontra-se num conjunto de artigos de época da revista Italiana Ruotte Clasich,com desenhos do próprio Pinin sempre incidentes no óculo traseiro, recentemente compilados e colocados à venda.
Muito curioso. Os italianos que tanto hostilizaram o " carocha", e que o tiveram à venda sob o mesmo concessionário da Alfa Romeu, e que lhes custou a alma ( como se a Alfa Romeu fosse um exemplo de fiabilidade e sucesso comercial!) Laughing também estiveram envolvidos de perto na evolução deste carro.

Venha dai a próxima curiosidade em forma de questão ou não!

Abraço;

Ricardo Oliveira

Ricardo Oliveira

Mensagens : 75
Data de inscrição : 08/08/2011
Idade : 50
Localização : Paços de Ferreira

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidades do mundo VW Empty Re: Curiosidades do mundo VW

Mensagem  Paulo Qua 05 Out 2011, 22:04

É verdade Ricardo. Depois até me lembrei de vermos isso na referida revista numa bela tarde de sábado enquanto saboreávamos um café no Velasques.

Paulo

Mensagens : 10
Data de inscrição : 04/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidades do mundo VW Empty Re: Curiosidades do mundo VW

Mensagem  Ricardo Oliveira Qui 06 Out 2011, 08:05

Caro amigo;

Só agora com esta do Velasques é que vi quem tu eras! Ontem, não fui às apresentações, acabei por lá ir hoje e não tive duvidas... a verdade é que estás cá, mais um " desvairado"... uma esponja de conhecimento dos VW, um ser que os conhece a fundo...

Mas ficas a saber, a partir de agora no Velasques só partilho cafés e laranjadas! Very Happy

Grande abraço,

Ricardo Oliveira

Ricardo Oliveira

Mensagens : 75
Data de inscrição : 08/08/2011
Idade : 50
Localização : Paços de Ferreira

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidades do mundo VW Empty Re: Curiosidades do mundo VW

Mensagem  Nordhoff Qui 06 Out 2011, 10:14

Que maravilha!
Um tópico muito bem criado, onde constatamos grandes valores...
Desde a rebuscada questão, ao espírito de estudo e investigação, o amor aos nossos VW e sobretudo a amizade.
Ao ler todas as respostas e conhecendo os seus intervenientes, tive a certeza de que foi para isto que ajudei a criar este fórum.

Rogério, venha daí a próxima pergunta!

Abraço.
Nordhoff
Nordhoff

Mensagens : 1505
Data de inscrição : 20/07/2011
Idade : 45
Localização : Rio Tinto - Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidades do mundo VW Empty Re: Curiosidades do mundo VW

Mensagem  Rogério Amorim Sáb 08 Out 2011, 18:00

Ora bem desta vez estou fora do pessoal que pode responder.... pois a pergunta desta vez parte deste lado Very Happy Very Happy

A meu ver é mais fácil que a ultima. Twisted Evil

Então é o seguinte:

Quem foi o autor dos primeiros traços (desenhos) da "Pão de Forma" (Kombi) e em que Ano?


Toca a procurar, venham daí essas respostas. Very Happy Very Happy Very Happy

Um abraço a todos.

Rogério Amorim
Rogério Amorim
Rogério Amorim

Mensagens : 751
Data de inscrição : 18/07/2011
Idade : 32
Localização : Arganil - Coimbra

http://www.argoart.net

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidades do mundo VW Empty Re: Curiosidades do mundo VW

Mensagem  Ricardo Oliveira Sáb 08 Out 2011, 21:38

Tenho ideia de que foi um holandês Ben Pon,o mentor da VW Tip 2, mas não sei se os primeiros traços foram dele. Não sei o ano. Embarassed

Conhecedores das typ 2 venham com respostas mais certeiras.

Abraço;

Ricardo Oliveira

Ricardo Oliveira

Mensagens : 75
Data de inscrição : 08/08/2011
Idade : 50
Localização : Paços de Ferreira

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidades do mundo VW Empty Re: Curiosidades do mundo VW

Mensagem  Nordhoff Seg 10 Out 2011, 12:42

Ricardo Oliveira escreveu:Tenho ideia de que foi um holandês Ben Pon,o mentor da VW Tip 2, mas não sei se os primeiros traços foram dele. Não sei o ano. Embarassed

Conhecedores das typ 2 venham com respostas mais certeiras.

Abraço;

Ricardo Oliveira


Está correcto, foi Ben Pon o mentor da "Pão de Forma." bounce
Ben Pon era um empresário Holandês, no dia 23 de Abril de 1947 deslocou-se a Wolfsburg, com o intuito de se tornar importador do Carocha.
Durante as negociações e visita á fábrica, deslumbrou-se com um veículo que era utilizado para o transporte de peças dentro da unidade fabril. (Plattenwagen)
Curiosidades do mundo VW Plattenwagen
Tratava-se de uma plataforma com quatro rodas, motor VW e uma pequena cabine, ao ver este veiculo, pegou no seu bloco de apontamentos e de imediato, pelo seu próprio punho, desenhou o esboço da Typ 2.
Curiosidades do mundo VW Benpon
Estava lançada a ideia que a fabrica acolheu e daí resultou o enorme sucesso que todos conhecemos. Além de nascer a Transporter, foi criado um novo segmento de mercado, as Vans.
Ben Pon, em 1948 tornou-se no 1º Importador oficial Volkswagen.

Ricardo, conforme as "regras" quem acerta tem direito á próxima questão. Estamos a aguardar!
Cumps.
Nordhoff
Nordhoff

Mensagens : 1505
Data de inscrição : 20/07/2011
Idade : 45
Localização : Rio Tinto - Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidades do mundo VW Empty Re: Curiosidades do mundo VW

Mensagem  Nordhoff Qui 13 Out 2011, 17:25

Então Ricardo? a próxima questão?
Estamos á espera. Só respondeste a meia pergunta, mas por mim é considerada correcta. Tens a palavra.
Força com uma nova questão, as tuas são das que temos de queimar as pestanas. study study study

Abraço.
Nordhoff
Nordhoff

Mensagens : 1505
Data de inscrição : 20/07/2011
Idade : 45
Localização : Rio Tinto - Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidades do mundo VW Empty Re: Curiosidades do mundo VW

Mensagem  Ricardo Oliveira Sex 14 Out 2011, 14:22

" Ele dedicou-se a ampliar e aperfeiçoar a produção do Volkswagen e, principlamente, procurar incrementar as vendas do modelo. Assim, colocou uma cama de campanha nas rústicas instalações do seu escritório na fábrica e ali se acomodou trabalhando dia e noite, só indo para casa aos domingos para rever a familia e com ela ir à missa, como católico fervoroso que era".

Pessoal, de quem se fala neste pequeno texto? A quem devemos esta dedicação hoje em dia pouco usual?

Abraço;

Ricardo Oliveira

Ricardo Oliveira

Mensagens : 75
Data de inscrição : 08/08/2011
Idade : 50
Localização : Paços de Ferreira

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidades do mundo VW Empty Re: Curiosidades do mundo VW

Mensagem  Paulo Sex 14 Out 2011, 15:08

Ricardo Oliveira escreveu:" Ele dedicou-se a ampliar e aperfeiçoar a produção do Volkswagen e, principlamente, procurar incrementar as vendas do modelo. Assim, colocou uma cama de campanha nas rústicas instalações do seu escritório na fábrica e ali se acomodou trabalhando dia e noite, só indo para casa aos domingos para rever a familia e com ela ir à missa, como católico fervoroso que era".

Pessoal, de quem se fala neste pequeno texto? A quem devemos esta dedicação hoje em dia pouco usual?

Abraço;

Ricardo Oliveira

Essa descrição parece-me adequar-se ao Heirich Nordhoff. Era de uma família católica, e vivia de acordo com esses ensinamentos. Deu benefícios aos seus trabalhadores impensáveis para a época, assim como pagava salários claramente acima da média. Era um homem de contradições pois apesar de fazer tudo isto pelos trabalhadores foi contra, durante o processo de privatização da VW, que os próprios trabalhadores pudessem adquirir acções a preços vantajosos. Essa foi a razão pela qual a privatização da VW foi tão tardia e ocorreu apenas parcialmente. Basicamente não queria que os seus empregados fossem seus patrões (ou pelo menos assim reza a história). Conseguiu reduzir o tempo de mão de obra por carro de 400 para 100 horas, e pegou numa fábrica que produzia 19000 automoveis por ano em 1948 e levou-a a um ponto em que quebrou o milhão de unidades/ano em 1961. Morreu em funções em 1968 (apesar de ter anunciado que se retiraria ainda nesse ano) e, apesar de todas as vitórias, não conseguiu arranjar um digno sucessor nem para o carocha, nem para si próprio.

Se não for esta a resposta, pelo menos fica aqui uma breve resenha da vida deste nome incontornável da VW, e que deixo "encarregado" o Vítor de corrigir a minha descrição pois ele sabe bem mais sobre o Nordhoff do que eu e a minha memória pode-me estar a atraiçoar... Por isso amigo Vitor salta para o meio da pista Wink

Paulo

Mensagens : 10
Data de inscrição : 04/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidades do mundo VW Empty Re: Curiosidades do mundo VW

Mensagem  Ricardo Oliveira Sex 14 Out 2011, 15:52

È isso mesmo. Nordhoff! E foste longe na tua resposta, ao encontro da minha intenção, ponderar nestes exemplos de vida, que de forma insistente ainda se repercutem no nosso quotidiano de amnates dos VW que somos. Parabens!

Como acertaste na integra, parece-me razoável que se considere que a bola está do teu lado.

Siga!

Abraço;

Ricardo Oliveira

Ricardo Oliveira

Mensagens : 75
Data de inscrição : 08/08/2011
Idade : 50
Localização : Paços de Ferreira

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidades do mundo VW Empty Re: Curiosidades do mundo VW

Mensagem  Paulo Sex 14 Out 2011, 16:22

Afinal estava certo. Vou pensar num desafio para colocar. Entretanto fico à espera que o Vítor confirme a história.

Paulo

Mensagens : 10
Data de inscrição : 04/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidades do mundo VW Empty Re: Curiosidades do mundo VW

Mensagem  Nordhoff Sex 14 Out 2011, 19:27

É verdade Paulo, Nordhoff foi um grande senhor.
Um homem conservador mas visionário, principalmente para o seu tempo.
A verdade é que Ferdinand Porsche foi o criador, o pai biológico do Carocha, mas Nordhoff foi o pai adoptivo, com a guerra o Carocha estava sujeito a ter uma vida muito curta, se não fosse este senhor nunca o carocha teria alcançado tal sucesso Mundial. Talvez hoje não estivéssemos aqui a escrever neste espaço da Internet.
Apesar de tudo, Nordhoff antes de comandar a casa de Wolfsburg foi uma das vozes que colocou mais ressalvas em relação ao Carocha, afirmou mesmo que o conceito do carro não teria grande futuro.
Engenheiro de formação, começou a trabalhar na BMW, na construção de motores de aeronaves, posteriormente teve o primeiro contacto com a industria automóvel, na Opel, onde em pouco tempo se distinguiu dos demais colegas, alcançou cargos directivos e foi um dos responsáveis do desenvolvimento do Opel Kadett.
Com o fim da guerra, continuou na Opel mas ao comando da maior fábrica Europeia de camiões, no entanto os Americanos (General Motors) não queriam pessoas Alemãs que tivessem conotações com o antigo regime Nazi.
Passou um mau bocado e aos 50 anos de idade o Inglês, Major Ivan Hirst, contratou-o para director geral da Volkswagen. Obviamente aceitou o cargo, apesar de até então nunca se ter sentado ao volante de um Carocha. O resto da história já todos sabemos, sucesso até ao topo do Mundo.
Em 12 de Abril de 1968, morreu com um ataque de coração, quando ainda exercia funções na VW.
Como homenagem a este grande senhor, tomei a liberdade de usar o seu nome como meu nome "falso" neste fórum.

Venha mais uma pergunta!

Abraço.


Última edição por Nordhoff em Sáb 15 Out 2011, 16:23, editado 1 vez(es)
Nordhoff
Nordhoff

Mensagens : 1505
Data de inscrição : 20/07/2011
Idade : 45
Localização : Rio Tinto - Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidades do mundo VW Empty Re: Curiosidades do mundo VW

Mensagem  Nordhoff Sex 14 Out 2011, 19:32

Ricardo Oliveira escreveu:" Ele dedicou-se a ampliar e aperfeiçoar a produção do Volkswagen e, principlamente, procurar incrementar as vendas do modelo. Assim, colocou uma cama de campanha nas rústicas instalações do seu escritório na fábrica e ali se acomodou trabalhando dia e noite, só indo para casa aos domingos para rever a familia e com ela ir à missa, como católico fervoroso que era".

Pessoal, de quem se fala neste pequeno texto? A quem devemos esta dedicação hoje em dia pouco usual?

Abraço;

Ricardo Oliveira


Ricardo, esta para mim era canja! Very Happy Very Happy Very Happy
Nordhoff
Nordhoff

Mensagens : 1505
Data de inscrição : 20/07/2011
Idade : 45
Localização : Rio Tinto - Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidades do mundo VW Empty Re: Curiosidades do mundo VW

Mensagem  Paulo Sáb 15 Out 2011, 23:42

Vou tentar variar um pouco o estilo das perguntas. Como uma das coisas que eu acho mais piada é tentar identificar o ano específico dos carros deixo-vos uma fotografia de cabrio original onde podem ver características específicas suficientes para adivinhar o seu ano de nascimento. Claro que sendo eu um fanático dos cabrios, o primeiro tinha que pertencer a este grupo:


Curiosidades do mundo VW Fotografia2kc


A pergunta é: Qual o ano deste typo 1 karmann e porquê?

Abraço

Paulo

Mensagens : 10
Data de inscrição : 04/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidades do mundo VW Empty Re: Curiosidades do mundo VW

Mensagem  Rogério Amorim Dom 16 Out 2011, 22:57

Boa Noite, Paulo.

Penso que o carocha karmann da foto é do ano de 1956.

porquê?... Porque ainda é de setas, óculo traseiro de dimensões reduzidas, grelhas no capôn do motor, e côco da luz de matricula traseira também de dimensões reduzidas.

Fico à espera de noticias,

Vamos lá pessoal. Very Happy

Um abraço.

Rogério Amorim
Rogério Amorim
Rogério Amorim

Mensagens : 751
Data de inscrição : 18/07/2011
Idade : 32
Localização : Arganil - Coimbra

http://www.argoart.net

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidades do mundo VW Empty Re: Curiosidades do mundo VW

Mensagem  Ricardo Oliveira Seg 17 Out 2011, 08:29

Para mim é um modelo 1958. As dimensões da janela traseira parecem-me de acordo com a actualização levada a cabo após Agosto de 1957. De resto, tudo condizente com os modelos pós 57 até Agosto de 1960 ( modelo 1961) setas, etc.

Abraço;

Ricardo Oliveira

Ricardo Oliveira

Mensagens : 75
Data de inscrição : 08/08/2011
Idade : 50
Localização : Paços de Ferreira

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidades do mundo VW Empty Re: Curiosidades do mundo VW

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos