Avaria / Sobreaquecimento
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Avaria / Sobreaquecimento
Ola a todos, sou proprietario de uma VW T3 Transporter (1986) e recentemente tive uma avaria que ainda não pode ser vista pelo mecanico (o reboque só chega dentro de 3 dias..), gostaria de ter a vossa opinião sobre eventual causa do problema que passo a descrever (não tenho grandes conhecimentos de mecânica, mas vou tentar fazer o melhor):
Iniciei uma viagem que decorreu sem qualquer problema, circulando entre os 70 e os 100 km/h variando entre auto estrada e estradas nacionais , percorri cerca de 450 kms tendo parado algumas vezes (não porque estava preocupado com a carrinha, mas porque viajava com a minha mulher e o meu filho que só tem 7 meses).
A última paragem durou mais de uma hora e retomando viagem, passados cerca de 45 minutos, reparei no indicador de temperatura do óleo que estava a "bater no tecto"! Parei imediatamente e vi pelo retrovisor algum fumo preto (não muito)... Por baixo do motor pingava alguma água (mas não pela saída do tudo de escape)..
Verifiquei nivel de agua e esta estava a ferver (saindo vapor pela rolha do reservatório que fica junto a porta de acesso mais pequena). O reservatorio que se encontra junto a bateria estava vazio ( o outro que mencionei também ficou passados 5min), e ouvia um ruído eléctrico (parava passados 3min de desligar o motor) que vinha de uma peça que está junto a este (desculpem mas não sei o nome..)
Verifiquei nível de óleo e estava tudo bem, enchi reservatórios novamente com água, e após ter deixado arrefecer a carrinha voltei a por a trabalhar, pegou a primeira mas começava a aquecer quase de imediato...
Agradecia as vossas opiniões/sugestões para o que possa ser este problema e qual a melhor solução, pois comprei a carrinha recentemente e estava a planear fazer um restauro como manda a lei, pois as nossas VW bem o merecem!
Grande abraço e desculpem o testamento
Iniciei uma viagem que decorreu sem qualquer problema, circulando entre os 70 e os 100 km/h variando entre auto estrada e estradas nacionais , percorri cerca de 450 kms tendo parado algumas vezes (não porque estava preocupado com a carrinha, mas porque viajava com a minha mulher e o meu filho que só tem 7 meses).
A última paragem durou mais de uma hora e retomando viagem, passados cerca de 45 minutos, reparei no indicador de temperatura do óleo que estava a "bater no tecto"! Parei imediatamente e vi pelo retrovisor algum fumo preto (não muito)... Por baixo do motor pingava alguma água (mas não pela saída do tudo de escape)..
Verifiquei nivel de agua e esta estava a ferver (saindo vapor pela rolha do reservatório que fica junto a porta de acesso mais pequena). O reservatorio que se encontra junto a bateria estava vazio ( o outro que mencionei também ficou passados 5min), e ouvia um ruído eléctrico (parava passados 3min de desligar o motor) que vinha de uma peça que está junto a este (desculpem mas não sei o nome..)
Verifiquei nível de óleo e estava tudo bem, enchi reservatórios novamente com água, e após ter deixado arrefecer a carrinha voltei a por a trabalhar, pegou a primeira mas começava a aquecer quase de imediato...
Agradecia as vossas opiniões/sugestões para o que possa ser este problema e qual a melhor solução, pois comprei a carrinha recentemente e estava a planear fazer um restauro como manda a lei, pois as nossas VW bem o merecem!
Grande abraço e desculpem o testamento

Willy Fog- Mensagens : 16
Data de inscrição : 09/12/2011
Idade : 41
Localização : Maia
Re: Avaria / Sobreaquecimento
Ate poderia mandar aqui umas postas de pescada
mas vamos esperar que cheguem os especialistas.

Bruninho- Mensagens : 58
Data de inscrição : 14/07/2011
Re: Avaria / Sobreaquecimento
Amigo, de mecânica, não sou muito entendido, mas foste apanhado pelo grande problema das maravilhosas T3, o sobreaquecimento. Estas carrinhas tem a particularidade de ter um motor diesel, de baixa cilindrada, muitos Quilos, o radiador na frente e o motor a trás.
Ou seja, muito peso empurrado por um motor pouco forte e velho, com um circuito de refrigeração muito grande e digamos que" inventado para o desenrasque."
As T3 nascem derivadas das Baywindow, motor traseiro, a gasolina e refrigerado por ar (1979).
Até 1991 sofreram várias evoluções, como os motores diesel, obviamente que nem tudo é perfeito.
Na minha opinião a sua carrinha com o aquecimento poderá ter tido problemas na junta da colaça, nada de muito grave.
Depois de reparar o motor aconselho-o a verificar o sistema de refrigeração, os tubos são metálicos e enferrujam libertando "cascas" que obstruem a correcta refrigeração, o radiador também deverá ser revisto.
Depois pode colocar um botão para ligar manualmente o motor da ventoinha, circulando sempre dentro da casa dos 100/110 kms/h, e habituar-se a estar sempre de olho no ponteiro da temperatura, se este passar do meio é necessário ter muita cautela.
Com estes cuidados tomados depois é só desfrutar da maquina, não desanime pois vai ter muitas alegrias.
Abraço.
Ou seja, muito peso empurrado por um motor pouco forte e velho, com um circuito de refrigeração muito grande e digamos que" inventado para o desenrasque."
As T3 nascem derivadas das Baywindow, motor traseiro, a gasolina e refrigerado por ar (1979).
Até 1991 sofreram várias evoluções, como os motores diesel, obviamente que nem tudo é perfeito.
Na minha opinião a sua carrinha com o aquecimento poderá ter tido problemas na junta da colaça, nada de muito grave.
Depois de reparar o motor aconselho-o a verificar o sistema de refrigeração, os tubos são metálicos e enferrujam libertando "cascas" que obstruem a correcta refrigeração, o radiador também deverá ser revisto.
Depois pode colocar um botão para ligar manualmente o motor da ventoinha, circulando sempre dentro da casa dos 100/110 kms/h, e habituar-se a estar sempre de olho no ponteiro da temperatura, se este passar do meio é necessário ter muita cautela.
Com estes cuidados tomados depois é só desfrutar da maquina, não desanime pois vai ter muitas alegrias.
Abraço.
Última edição por Nordhoff em Seg 12 Dez 2011, 18:13, editado 1 vez(es)
Nordhoff- Mensagens : 1505
Data de inscrição : 20/07/2011
Idade : 44
Localização : Rio Tinto - Porto
Re: Avaria / Sobreaquecimento
BOAS
concordo perfeitamente no entanto se esteve muito tempo parado convem ver a bomba de agua pois as pás da mesma ficam corroidas.
esta é uma consequencia de nao utilizar anticongelante que serve para nao deixar congelar a agua mas tambem tem um aditivo anticorrosao.
tenho uma t3 e nunca tive problemas de aquecimento e nÃo tenho interruptor auxiliar no entanto já li que é um erro tirar as blindagens do motor pois o ar deve ser canalizado pelas mesmas e se elas lá estao nao é por acaso.
para finalizar lembrar-te que tens um GRANDE CARRO
ABRAÇO
fredcor
concordo perfeitamente no entanto se esteve muito tempo parado convem ver a bomba de agua pois as pás da mesma ficam corroidas.
esta é uma consequencia de nao utilizar anticongelante que serve para nao deixar congelar a agua mas tambem tem um aditivo anticorrosao.
tenho uma t3 e nunca tive problemas de aquecimento e nÃo tenho interruptor auxiliar no entanto já li que é um erro tirar as blindagens do motor pois o ar deve ser canalizado pelas mesmas e se elas lá estao nao é por acaso.
para finalizar lembrar-te que tens um GRANDE CARRO



ABRAÇO
fredcor
Re: Avaria / Sobreaquecimento
Ai tem já duas opiniões
que para mim são validas e credíveis!
Não se acanhe depois de estar pronta e colucar gota e fazer Km
.
Cumprimentos e boa sorte.

Não se acanhe depois de estar pronta e colucar gota e fazer Km

Cumprimentos e boa sorte.
Bruninho- Mensagens : 58
Data de inscrição : 14/07/2011
Re: Avaria / Sobreaquecimento
Obrigado a todos pelas opiniões / sugestões. Fiquei bastante desanimado, mas estou confiante que vai ficar melhor do que antes ( e irei ter especial atenção ao sistema de refrigeração completo, não vá o diabo voltar a tecê-las).. Amanhã já deve seguir para o mecânico e já vou saber o veredicto..
Abraço
Abraço
Willy Fog- Mensagens : 16
Data de inscrição : 09/12/2011
Idade : 41
Localização : Maia
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