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Regras de utilização do Fórum Momentosvw.com

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Regras de utilização do Fórum Momentosvw.com

Mensagem  Admin em Dom 29 Maio 2011, 14:55

Regras de utilização do Fórum Momentosvw.com

1. Princípios gerais

1.1. Ninguém é obrigado a registar-se no Fórum nem a participar nas discussões. Quem se regista e participa nas discussões fá-lo de livre vontade e sujeita-se às regras aqui descritas, onde a regra principal é o respeito mútuo, o civismo e a boa educação para se discutir e aprender com os outros, pelo que não devemos encarar a sua utilização com ânimo leve. Quem não se identificar com o espírito deste Fórum e com as regras aqui descritas deve abster-se de se registar.

1.2. O Fórum MomentosVW.com não é suportado financeiramente por qualquer entidade pública ou privada, não tem fins lucrativos nem comerciais. Os custos associados ao alojamento e manutenção são da inteira responsabilidade da equipa que gere o Fórum de quem contribuiu para o mesmo. Todos os moderadores e administradores colaboram com o Fórum em regime de voluntariado e não recebem por isso qualquer contrapartida em dinheiro ou de qualquer outro tipo.

1.3. Respeitar e ser respeitado! Se não gostar do assunto do tópico, não responda. Os assuntos dos post's naturalmente interessam mais a umas pessoas do que a outras. Não "alimente" um tópico, com conteúdos provocadores, mas seja o seu primeiro "moderador". Aqui, os primeiros e principais moderadores somos nós, enquanto membros.

1.4.O utilizador deve ler sempre tudo antes de enviar. Tal como nos e-mail's, por vezes, a escrita apressada leva a que se escrevam coisas "a quente". Além do mais, ajuda a corrigir possíveis gralhas.

1.5. É estritamente proibido o uso de linguagem imprópria, no fórum. Entende-se como linguagem imprópria os palavrões, as asneiras e os insultos. Deve escrever-se de forma ortograficamente correcta e perceptível para todos, em Português corrente, evitando-se as abreviaturas.

2. Conhecimento, aceitação das regras e participação

2.1. A participação no Fórum implica o conhecimento e aceitação das regras aqui descritas. A equipa de moderadores partirá sempre do princípio que cada utilizador registado tomou conhecimento e aceitou as regras aqui descritas antes de começar a sua participação no Fórum e não o contrário.

3. Actuação dos utilizadores e procedimentos na colocação de mensagens

3.1. A actuação dos utilizadores é da responsabilidade dos próprios e não é objecto de discussão pública neste fórum.

3.2. Não são permitidas atitudes discriminatórias de qualquer tipo (idade, proveniência geográfica ou social, condições económicas ou religião).

3.3. Este Fórum destina-se a discutir assuntos sobre VW Clássicos (refrigerados a ar ou água) e não problemas pessoais ou sociais.

3.4.O fórum transparece a vivência em sociedade. Se, na vida social, não é normal insultar alguém, falar grosseiramente ou ser de forma geral, mal-educado, no fórum também não se o deve ser.

3.5.Ao ler os post's, os utilizadores devem ter cuidado com a interpretação que se dá, de forma a não gerar inimizades desnecessárias. Dado que não conseguimos ver a expressão e a disposição do interlocutor, a interpretação dos post's vai depender da nossa própria disposição, levando-nos, por vezes, a ver ironia ou sarcasmo onde não existe. Cuidado com as interpretações de texto. Aqui, os utilizadores devem ter a clara noção que conversamos sobre o que nos une (VW 's) e não sobre o que nos separa.

3.6. Mesmo com opiniões divergentes, sobre os diversos aspectos dos VW, não devem ser feitos juízos de valor ou julgar os outros utilizadores pelas suas preferências ou gostos pessoais. Os utilizadores não devem encarar os seus VW clássicos como uma extensão da nossa pessoa. Aqui, conversamos sobre VW e não sobre pessoas.

3.7. Quaisquer comentários, reclamações ou queixas pessoais sobre a actuação de outros utilizadores do Fórum devem ser dirigidas aos visados por mensagem privada. Quando colocadas de forma pública no Fórum os moderadores/administradores reservam-se o direito de editar ou remover estas mensagens. A Administração pode (mas não é obrigada) a informar o seu autor do sucedido.

3.8. Os utilizadores não podem usar o Fórum para, sob qualquer forma: transmitir informações ilegais ou erróneas; veicular acusações anónimas ou de fonte não identificada; apelar à violência ou ao crime;difundir conteúdos para adultos; invadir a privacidade de terceiros; desrespeitar registos de patentes e marcas.

3.9. Os utilizadores não podem usar um nome de utilizador que, segundo os critérios da equipa de moderadores, seja violento, ofensivo, obsceno, provocatório ou difamatório. A Administração reserva-se o direito de alterar o nome de utilizador, enviando por e-mail o novo nome de utilizador associado ao registo. Caso o utilizador não tenha fornecido um e-mail válido ou não consulte a caixa de correio electrónico associada a esse endereço de e-mail a Administração não é obrigada a fazer qualquer esforço adicional de contacto.

3.10. As mensagens de teor difamatório ou acusatório que tenham por objecto, implícito ou explícito, qualquer pessoa, produto ou entidade pública ou privada (mesmo que essa informação seja de conhecimento público) serão removidas.

3.11. Cada utilizador deve ter em mente que há muitos utilizadores que participam no fórum para aprender. Ao responder a uma mensagem o utilizador deve ser educado, não menosprezando o outro só por que ele sabe menos ou está a dizer algo de errado.

3.12. Os tópicos criados no lugar indevido serão movidos pelos moderadores / administradores para o local mais adequado.

3.13. As mensagens colocadas devem ser concisas e claras, reflectindo uma opinião pessoal e fundamentada sobre o tema do tópico em discussão e não devem ser demasiado longas nem usar demasiadas citações. Cada utilizador deve ser moderado quanto ao volume de informação colocada em cada mensagem, seja sob a forma de texto, imagens ou outros suportes. A equipa de moderação pode tomar as medidas que considere necessárias sempre que considere que um utilizador está a ultrapassar os limites aceitáveis de volume de informação.

3.14. Antes de cada utilizador iniciar a sua participação no fórum, é obrigatória uma primeira mensagem que deverá ser uma apresentação cuidada do utilizador, com vista a que toda a comunidade possa saber um pouco mais de quem está por trás do nick ou do próprio nome. Apresentação - Novos Utilizadores

3.15. Caso o utilizador não faça essa apresentação a moderação reserva o direito de eliminar essa mensagem destituída, desacompanhada de apresentação prévia.

3.16. Ao colocar uma mensagem deverá ter o cuidado de o fazer na secção adequada.

3.17. Sempre que pensar em colocar uma mensagem sobre qualquer assunto, o utilizador deverá verificar se já existe algum tópico aberto sobre o mesmo assunto. Ajude a manter o Fórum simples, e sem tópicos repetidos.

3.18. Sempre que um utilizador fundadamente se aperceber que alguma das regras aqui descritas está a ser desrespeitada, deve enviar uma mensagem privada ao moderador do sub-fórum ou a um dos administradores reportando essa situação.

4. Responsabilização dos utilizadores quanto ao conteúdo das suas mensagens

4.1. O autor de uma mensagem é responsável pelo conteúdo da mesma, sendo que todas as informações disponibilizadas por um utilizador (dados pessoais, excertos ou cópias integrais de textos, imagens/fotografias ou outros materiais), seja de forma pública (através de uma mensagem colocada no fórum) ou de forma privada (através de mensagem privada), são da sua inteira responsabilidade.

5. Links, assinaturas e avatares

5.1. Os utilizadores podem colocar nas suas assinaturas e avatares, frases ou imagens de sua autoria, frases de autoria de outras, ligações ou imagens.

5.2. Os utilizadores não podem colocar nas suas assinaturas e avatares quaisquer frases, ligações ou imagens com ligações para sites de interesse nacionais ou internacionais de qualquer tipo. Os moderadores reservam-se o direito de remover assinaturas e avatares deste tipo. A Administração pode (mas não é obrigada) a informar o utilizador que esta medida foi tomada.

5.3. Os utilizadores não podem colocar assinaturas e avatares que, segundo os critérios da equipa de moderadores, sejam consideradas (os) ofensivas (os) para a maioria dos utilizadores. Os moderadores reservam-se o direito de remover assinaturas e avatares deste tipo.

6. Actuação dos Moderadores e Administradores

6.1. Este fórum é 100% moderado. Os moderadores e administradores têm um sub-fórum privado (Administração) acessível apenas à equipa de moderadores onde se definem as estratégias de gestão do fórum, onde se tentam encontrar as melhores soluções para os problemas que surgem e, em caso de dúvidas, onde se discute a melhor forma de agir em determinada situação.

6.2. A actuação dos moderadores e administradores baseia-se nas regras aqui descritas e não é objecto de discussão pública neste fórum.

6.3. Os utilizadores que necessitem de esclarecimentos sobre a actuação de um moderador/administrador devem fazê-lo por mensagem privada dirigida ao próprio. Quando o fizerem de forma pública com a colocação de uma mensagem no fórum, os moderadores reservam-se o direito de editar ou remover essa mensagem para a Administração.

6.4. Qualquer mensagem colocada com a intenção de desautorizar a actuação de um moderador será removida para a Administração para conhecimento e avaliação por parte da equipa que gere o fórum.

6.5. É função dos moderadores acompanhar o andamento das discussões nos tópicos, evitar conflitos, desentendimentos e atitudes que representem desrespeito pelas regras do Fórum. Os moderadores têm permissões para editar, apagar, bloquear, mover ou remover mensagens ou tópicos inteiros como medidas de moderação.

6.6. É função dos moderadores acompanhar a criação dos tópicos, evitando que sejam criados tópicos que falem de assuntos já existentes ou que possam estar num tópico mais apropriado. Devem mover o tópico para o local apropriado sempre que for caso disso.

6.7. Quando algum dos utilizadores deste Fórum se sentir lesado com a postura de um moderador, pode e deve comunicar as suas razões aos administradores (através de mensagem privada). As suas reclamações serão analisadas na Administração e tomadas as medidas necessárias à resolução do problema.

6.8. Os moderadores não têm a obrigação de participar directa e activamente em todas as discussões. A sua função é, em primeira e última análise, manter a ordem no Fórum. Devem exprimir as suas opiniões e não precisam de concordar com tudo o que se diz, mas devem saber discordar educadamente e serem os primeiros a dar o exemplo.

6.9. É função dos administradores acompanhar a actuação dos moderadores e o desempenho correcto das suas funções.

6.10. É prioridade dos administradores ter sempre em conta o bem-estar dos utilizadores e o bom ambiente do fórum.

6.11. É função dos administradores decidir sobre a substituição dos moderadores do fórum sempre que necessário.

6.12. Os administradores são também moderadores, sobretudo na ausência ou falta de actuação destes.

7. Flooding, Flaming, e Spamming

7.1. Os utilizadores não podem fazer ‘flooding’, ou seja, colocar mensagens que interfiram ou perturbem o curso normal da discussão como a interpelação repetida com questões fora do âmbito da conversa. As mensagens deste tipo podem ser apagadas pelos moderadores.

7.2. Os utilizadores não podem fazer ‘flaming’, ou seja, intervir numa discussão com o intuito de provocar ou reacender um conflito. As mensagens deste tipo serão apagadas de imediato pelos moderadores.

7.3. Os utilizadores não podem fazer 'spamming', ou seja, colocar a mesma mensagem em diferentes áreas do Fórum quando esta não tenha uma relação intrínseca com o tema do Fórum. As mensagens deste tipo podem ser apagadas pelos moderadores.

8. Incumprimento de regras e interdição de acesso ao Fórum

8.1. As mensagens colocadas neste Fórum não são avaliadas pela equipa de moderação antes de serem tornadas públicas. A avaliação das mensagens é feita à posteriori e atenta no cumprimento das regras aqui descritas.

8.2. A equipa de moderadores actuará sempre partindo do princípio que existe da parte dos utilizadores o conhecimento e aceitação das regras aqui descritas.

8.3. A equipa de moderadores reserva-se o direito de editar ou remover qualquer mensagem que viole as regras ou que seja, de qualquer outra forma, recusável segundo critérios definidos na Administração e aceites pelos moderadores presentes.

8.4. A equipa de moderadores pode (mas não é obrigada) a avisar um utilizador que não está a cumprir as regras aqui descritas.

8.5. A Administração reserva-se o direito de impedir o acesso ao Fórum por utilizadores que violem as regras aqui descritas.

8.6. A equipa de moderadores pode (mas não é obrigada) a fazer um aviso prévio aos utilizadores que violem as regras antes de interditar o seu acesso ao Fórum.

8.7. Os avisos, se tiverem lugar, serão feitos internamente através do sistema do próprio Fórum de forma pública (através de uma mensagem colocada no Fórum) ou através de uma mensagem privada. Caso o utilizador não consulte a sua caixa de entrada de mensagens privadas a Administração não é obrigada a fazer qualquer esforço adicional de contacto.

8.8. Após a colocação/envio da primeira mensagem de aviso alertando para o incumprimento das regras, a Administração considera que esse utilizador foi, para todos os efeitos, avisado.

8.9. Dependerá da gravidade da situação e dos critérios de cada moderador o número de avisos colocados/enviados a um utilizador alertando para a necessidade de cumprir as regras aqui descritas.

8.10. Ignorar deliberadamente os avisos dos moderadores e o incumprimento repetido de uma ou mais regras é razão suficiente para a interdição de acesso ao Fórum.

8.11. Todas as mensagens colocadas neste Fórum, desde que não sejam cópias de outros Fóruns, fazem parte do contributo de cada um para a dinâmica do Fórum. Sempre que algum utilizador resolver abandonar o Fórum ou for impedido de a ele aceder, as suas mensagens não serão apagadas.

9. Alterações, interrupções ou suspensão do Fórum

9.1. A Administração reserva-se a liberdade de, em qualquer altura, alterar, interromper ou suspender (temporária ou permanentemente) o Fórum, com ou sem aviso prévio aos utilizadores.

10. Edição/remoção de conteúdos e suspensão dos registos de utilizador

10.1. Qualquer conteúdo que seja incompatível com o estipulado nestas regras, ou que seja inconsistente com o espírito de bem-estar geral pondo em causa a saudável convivência entre a maioria dos utilizadores do Fórum pode ser editado ou removido pelos moderadores.

10.2 Os utilizadores com inactividade há mais de 3 meses serão apagados sem aviso prévio.

10.3 Os utilizadores com 0 (zero) mensagens há mais de 2 meses serão apagados sem aviso prévio.

10.2. A Administração, de acordo com as regras aqui descritas e com as decisões tomadas na Administração pelos moderadores presentes, pode, a qualquer momento, com ou sem aviso prévio, desactivar o registo de um utilizador impedindo o seu acesso ao Fórum.

11. Imperatividade

11.2. As regras contidas no presente são imperativas e inquestionáveis.


A utilização deste Fórum não deve ser entendido como um direito, mas sim como uma regalia pelo que todos os utilizadores o deverão utilizar na mais estrita observância das Regras acima, sob pena de ser banido do mesmo por tempo indeterminado.
Obrigado a todos!


Nota: As regras aqui descritas foram elaboradas com base em regras de participação disponíveis noutros fóruns portugueses e as mesmas poderão sofrer alterações sempre que a Administração deste Fórum assim o entender, pelo que se recomenda que as mesmas sejam lidas periodicamente pelos utilizadores do Fórum.

A Administração.
Wink
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